Descrição
Este trabalho tem como foco compreender como professores da educação básica significam e enunciam suas experiências formativas ao longo da carreira, entendendo a linguagem, à luz do Círculo de Bakhtin, como espaço de interação social e de disputa de sentidos. A questão central consiste em investigar de que modo os discursos docentes revelam expectativas, resistências, críticas e reapropriações frente às propostas institucionais de formação, constituindo-se em campo de tensões ideológicas e de reconhecimento profissional. O objetivo geral é analisar esses enunciados a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), sustentada em categorias como dialogismo, polifonia e ideologia, discutindo fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos da formação continuada. Para isso, a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizará grupos focais como técnica de produção de corpus, promovendo a emergência de vozes plurais e contraditórias. A análise buscará compreender não apenas o conteúdo das falas, mas também seus silêncios, tensões e posicionamentos axiológicos, situando-os em sua historicidade. Como resultado, espera-se ampliar a compreensão da formação continuada enquanto prática vivida, histórica e crítica, culminando na elaboração de um caderno dialógico de formação docente em formato de e-book, voltado a subsidiar práticas pedagógicas mais democráticas e responsivas às necessidades concretas dos professores.
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