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CHATGPT como recurso de ensino de Língua Inglesa: análise das potencialidades, limitações e interações linguísticas com a máquina

12 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

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Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Letras 3º Dia

Descrição

CHATGPT como recurso de ensino de Língua Inglesa: análise das potencialidades, limitações e interações linguísticas com a máquina

Roberto Magalhães1, Patrícia Vasconcelos Almeida2

1 Departamento de Estudos da Linguagem/FAELCH – Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
2 Departamento de Estudos da Linguagem/FAELCH – Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
magalhaes@ufla.br, patricialmeida@ufla.br

Palavras-chave: ChatGPT; Inteligência artificial generativa; Ensino de língua inglesa.

A crescente integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas de ensino de línguas estrangeiras. Nesta pesquisa, o ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), foi explorado como recurso pedagógico no ensino de língua inglesa (LI). O estudo tem como objetivos identificar a percepção dos participantes sobre as potencialidades e limitações do ChatGPT como ferramenta de ensino de LI; analisar a percepção desses sujeitos acerca das interações linguísticas com essa IA; e analisar a percepção desses sujeitos sobre o processo de criação de atividades de ensino de LI com o uso dessa tecnologia. A metodologia adotada incluiu uma abordagem exploratório-descritiva, com coleta de dados por meio de questionários online aplicados a graduandos de um curso de licenciatura em Letras/Inglês de uma universidade federal. Os resultados indicaram que os participantes reconheceram a rapidez, praticidade e criatividade do ChatGPT na elaboração de atividades bem como seu potencial para economizar tempo, gerar ideias e oferecer suporte criativo ao planejamento pedagógico. No entanto, apontaram limitações, como a imprecisão de algumas respostas, a falta de confiabilidade das informações e a necessidade de prompts bem elaborados para resultados satisfatórios. Além disso, evidenciou-se o interesse dos participantes em continuar utilizando o ChatGPT, inclusive para outras finalidades, destacando a importância da mediação docente para adaptar e revisar o conteúdo gerado e garantindo sua adequação ao contexto educacional. O trabalho permite concluir que o ChatGPT apresenta potencial significativo como ferramenta de apoio ao ensino de LI, oferecendo agilidade, criatividade e acessibilidade na criação de atividades, mas seu uso demanda uma postura crítica, conhecimentos técnicos para a formulação de prompts e mediação docente para garantir a qualidade e a adequação dos conteúdos gerados. A pesquisa reforça a necessidade de formação docente contínua para o uso eficaz de tecnologias de IA no contexto educacional, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e abrindo caminho para futuras investigações sobre o impacto dessas ferramentas no ensino de línguas.

Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro da CAPES.

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Autor

Roberto Magalhães (Universidade Federal de Lavras)

Co-autor

Patricia Vasconcelos Almeida (UFLA)

Materiais de apresentação