10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

A construção identitária do professor iniciante à luz da linguística sistêmico-funcional

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Letras 2º Dia

Descrição

Este trabalho é o início da minha autorreflexão sobre a minha travessia entre ser estudante e me tornar professor. E é justamente pensando na travessia como algo que nos modifica, altera e afeta a própria vida é que realizo esta pesquisa a fim de investigar a questão da formação da identidade docente no contexto da iniciação na carreira docente. Parto da premissa de que a identidade profissional docente é construída de forma processual e contínua, atravessada por experiências pessoais, sociais, culturais e institucionais. Esse estudo tem como bases teóricas as contribuições da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (Halliday; Matthiessen, 2014), bem como dos conceitos de construção identitária (Romero, 2020). A abordagem adotada é a qualitativa (Minayo, 2009), na perspectiva da pesquisa narrativa (Clandinin e Connely, 2015), no qual, o corpus da pesquisa será composto por narrativas autobiográficas produzidas pelo pesquisador após dois anos de atuação como docente na educação básica mineira. A análise buscará, a partir dos conceitos da LSF e de identidade docente, mostrar como os desafios e tensões vivenciados por mim, enquanto professor de línguas em início de carreira na educação básica, impactam a construção da minha identidade docente. Além disso, busco compreender como a análise das minhas narrativas (auto)biográficas, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), pode atuar como mediadora nesse processo de formação identitária. Espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão mais aprofundada da constituição da identidade docente no início da carreira, destacando o papel formativo das (auto)narrativas como ferramentas de reflexão, empoderamento e (re)significação das práticas docentes.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Jean de Oliveira (UFLA)

Co-autor

Tania Regina de Souza Romero (UFLA)

Materiais de apresentação