Descrição
Este trabalho é o início da minha autorreflexão sobre a minha travessia entre ser estudante e me tornar professor. E é justamente pensando na travessia como algo que nos modifica, altera e afeta a própria vida é que realizo esta pesquisa a fim de investigar a questão da formação da identidade docente no contexto da iniciação na carreira docente. Parto da premissa de que a identidade profissional docente é construída de forma processual e contínua, atravessada por experiências pessoais, sociais, culturais e institucionais. Esse estudo tem como bases teóricas as contribuições da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (Halliday; Matthiessen, 2014), bem como dos conceitos de construção identitária (Romero, 2020). A abordagem adotada é a qualitativa (Minayo, 2009), na perspectiva da pesquisa narrativa (Clandinin e Connely, 2015), no qual, o corpus da pesquisa será composto por narrativas autobiográficas produzidas pelo pesquisador após dois anos de atuação como docente na educação básica mineira. A análise buscará, a partir dos conceitos da LSF e de identidade docente, mostrar como os desafios e tensões vivenciados por mim, enquanto professor de línguas em início de carreira na educação básica, impactam a construção da minha identidade docente. Além disso, busco compreender como a análise das minhas narrativas (auto)biográficas, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), pode atuar como mediadora nesse processo de formação identitária. Espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão mais aprofundada da constituição da identidade docente no início da carreira, destacando o papel formativo das (auto)narrativas como ferramentas de reflexão, empoderamento e (re)significação das práticas docentes.
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