Descrição
Palavras-chave:gestão escolar; democracia; inclusão educacional; prática pedagógica; transformação social.
A pesquisa propõe analisar a gestão escolar para além das práticas burocráticas e administrativas, entendendo-a como um processo pedagógico e transformador capaz de construir um ambiente educacional inclusivo, participativo e democrático. O problema de pesquisa que orienta o estudo é: de que maneira a gestão escolar, orientada por princípios pedagógicos e democráticos, pode efetivamente promover um ambiente educativo inclusivo e transformador? O objetivo geral consiste em investigar como a gestão escolar pode ser ressignificada de modo a ultrapassar funções meramente administrativas, assumindo um papel pedagógico que favoreça a democratização das relações escolares e a formação integral dos sujeitos. O referencial teórico é sustentado principalmente por José Carlos Libâneo, Vitor Henrique Paro, Vera Maria Candau e Maria Amélia Franco, autores que defendem uma gestão educacional fundamentada na participação coletiva, na inclusão e na valorização da diversidade cultural. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, que considera a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestores e professores, que serão analisadas com base na análise de conteúdo de Bardin. Essa combinação de técnicas busca compreender as percepções dos diferentes atores escolares, identificar práticas democráticas e analisar sua contribuição para a transformação da escola em espaço público inclusivo e formativo. Entre os resultados esperados, destacam-se a sistematização de práticas gestoras que ultrapassem o viés administrativo, a proposição de diretrizes para uma gestão democrática, participativa e pedagógica, bem como a valorização do papel do gestor como agente de transformação social. Espera-se, assim, contribuir para o fortalecimento da escola enquanto espaço de emancipação, formação cidadã e enfrentamento das desigualdades educacionais.
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