19 – 23 de mai. de 2026
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA A DENGUE: ESTRATÉGIA INOVADORA PARA PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM NOVA LIMA

23 de mai. de 2026 08:20
5m
Salão de Convenções (UFLA)

Salão de Convenções

UFLA

Campus Universitário - Aquenta Sol, Lavras - MG, 37200-000
Experiências exitosas Apresentação oral - 23/05/2026

Palestrante

Karla Morais Seabra Vieira Lima (Maria Cecilia Morais Seabra Vieira Lima)

Descrição

O município foi selecionado como um dos três pilotos nacionais e o primeiro de Minas Gerais para a implementação da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, destinada à população de 15 a 59 anos, com base em critérios epidemiológicos, capacidade instalada e elevada adesão populacional. Nesse contexto, a experiência de vacinação em massa contra a dengue em Nova Lima configura uma inovação no fortalecimento do Sistema Único de Saúde, articulando evidência científica, gestão pública qualificada e organização territorial da rede. Mais do que uma ação de imunização, constitui uma estratégia estruturante de saúde pública, ao reposicionar a vacinação como eixo central da resposta às arboviroses e fortalecer a integração entre vigilância em saúde, atenção primária e gestão nos diferentes níveis do SUS. A implementação foi orientada por análise epidemiológica territorial, permitindo priorização de áreas de maior risco e organização dinâmica da oferta. A rede de serviços foi reestruturada com ampliação de horários, intensificação de ações extramuros e utilização do vacimóvel como dispositivo de equidade no acesso. As equipes foram capacitadas para atuação integrada, com padronização de fluxos assistenciais, farmacovigilância e monitoramento de eventos adversos pós-vacinação. No componente de vigilância, foram fortalecidas ações de controle vetorial do Aedes aegypti, incorporando tecnologias de monitoramento territorial, uso de drones e sistemas informatizados de registro em tempo real das atividades de campo, qualificando a tomada de decisão baseada em evidências. O monitoramento contínuo permitiu resposta ágil às dinâmicas territoriais, com redirecionamento de equipes e fortalecimento da comunicação em saúde como eixo transversal, promovendo transparência, confiança institucional e ampliação da adesão da população. Entre janeiro e abril de 2026, foram aplicadas aproximadamente 27.000 doses, alcançando 35% de cobertura do público-alvo, com destaque para o vacimóvel e as ações extramuros como principais indutores de acesso. Os Dias D evidenciaram elevada capacidade de mobilização social e eficiência operacional da rede. Conclui-se que a experiência de Nova Lima demonstra que a vacinação contra a dengue, quando estruturada de forma integrada, territorializada e baseada em evidências, fortalece o SUS, amplia a equidade no acesso e se consolida como tecnologia de gestão pública replicável no enfrentamento das arboviroses no Brasil.

Palavras-chave Dengue, Nova Lima, arboviroses
Em qual formato você prefere apresentar seu trabalho? Apresentação Oral
Deseja concorrer à premiação de melhores trabalhos? Sim
O seu trabalho se encaixa em qual dos 20 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)? 3. Saúde e Bem-Estar

Autores

Karla Morais Seabra Vieira Lima (Maria Cecilia Morais Seabra Vieira Lima) Lorena Cristina de Oliveira Fernandes Sheila Ferreira Vilane Grazielle ASSIS

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais