Descrição
O biodiesel é uma fonte promissora para substituição ao diesel fóssil, visando principalmente diminuir impactos ambientais. Uma das principais propriedades que se deve conhecer deste biocombustível é a densidade, pois ela tem um papel crucial no desempenho de motores automotivos. Os valores de densidade do biodiesel variam conforme, principalmente, a condição de temperatura e a sua composição. Uma vez que cada biomassa utilizada como matéria-prima produz um biodiesel com ésteres diferentes, é inviável a determinação experimental da densidade para todos os biodieseis e seus componentes. Para resolver este problema, é comum a aplicação de modelos termodinâmicos capazes de prover os valores de densidade dentro de um nível de exatidão aceitável em cálculos de Engenharia. Neste trabalho, quatro modelos de contribuição de grupos e dois modelos baseados no princípio dos estados correspondentes foram avaliados para predizer a densidade de ésteres de biodiesel. Para tal, foi desenvolvido um banco de dados contendo 2158 valores experimentais de densidades de ésteres dentro da faixa de temperatura de 273,15 K-573,15 K. Os dados foram extraídos de 91 artigos publicados literatura entre os anos de 1931-2025 e abrangem 40 ésteres metílicos e 39 etílicos que podem aparecer em diferentes tipos de biodiesel. As densidades calculadas por cada modelo foram comparadas estatisticamente com os valores armazenados no banco de dados. Os resultados mostraram que, dentre os quatro modelos de contribuição de grupos, o modelo GCVOLOL60 gerou os melhores resultados, dado que o desvio médio relativo absoluto global (DMRA%) foi de 0,53%. Para os ésteres metílicos o modelo GCVOL60Pratas apresentou melhor desempenho, com DMRA% de 0,49%. Entre os modelos pelo princípio dos estados correspondentes, foram testados o de Rackett/Soave e Bhirud. O modelo de Bhirud mostrou melhores resultados em todos os desvios, com desvio relativo global, família de metílicos e etílicos com valores de 4,82%, 5,29% e 4,22%, respectivamente.
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