10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Efeito do subproduto de água de coco no desenvolvimento anatômico de Selenicereus undatus (Haw.) D.R. Hunt cultivado in vitro

11 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Botânica Aplicada 2º Dia

Descrição

A água de coco é fonte rica em aminoácidos, fitormônios e minerais, essenciais ao crescimento e desenvolvimento das plantas. Selenicereus undatus (Haw.) D.R. Hunt, cacto de reconhecido valor nutricional e medicinal, apresenta potencial para aplicações agrícolas e farmacêuticas. O aproveitamento eficaz dessa espécie requer estudos sobre diversidade, caracterização morfofisiológica e estratégias de conservação. O objetivo deste estudo foi avaliar características anatômicas de plantas de S. undatus cultivadas in vitro sob diferentes volumes de água de coco. Cladódios de 1,5 cm foram cultivados em meio Murashige e Skoog (MS), suplementado com 0, 50, 100, 150 ou 200 mL de água de coco, em delineamento inteiramente casualizado, com 20 repetições por tratamento. Após 30 dias, cladódios e raízes de cinco plantas por tratamento foram clareados com álcool etílico em concentrações crescentes (70%, 80%, 90% e 100%), com intervalos de 2 horas, fixados em solução de FAA (5% de formaldeído, 5% de ácido acético e 90% etanol) por 72 horas, processados e seccionados em cortes de 9 μm, corados com azul de toluidina (0,05%) e analisados em microscópio de luz (Nikon, Eclipse E100) com câmera digital acoplada (Infinity). A área da seção transversal dos cladódios (mm²), a área das raízes (mm²) e o diâmetro total das raízes (µm) foram avaliados com imagens analisadas no software UTHSCSA-Imagetool®, calibrado. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), seguida pelo teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05), utilizando o software RStudio. Os resultados indicam que o meio MS suplementado com 50 mL de água de coco promoveu maior desenvolvimento anatômico, apresentando área de seção transversal dos cladódios de 1,17 ± 0,03 mm², área das raízes de 1,02 ± 0,03 mm² e diâmetro total das raízes de 1,12 ± 0,03 µm. A suplementação com 50 mL desse subproduto contribuiu significativamente para o desenvolvimento anatômico de S. undatus, sugerindo que concentrações moderadas de água de coco podem ser eficazes para otimizar a micropropagação e o crescimento in vitro da espécie.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Evens Clairvil (UFLA)

Co-autores

Luana de Jesus Sartori (UFLA) Mirian do Nascimento Mário (UFLA) Marcelo de Almeida Guimarães (Universidade Federal do Ceará) Joyce Dória Rodrigues Carvalho (UFLA) Moacir Pasqual (UFLA)

Materiais de apresentação