Descrição
*Cantor Milton Nascimento: primeira infância e poéticas das suas músicas*
Rogério Júnior 11, José Nogales 22, Cláudio Lúcio Mendes 33,
1Departamento de Biologia/PPGECA – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
2Departamento de Física/DFI – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
3Departamento de Educação/DED – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
rogerio.junior2@estudante.ufla, jnogales@ufla, claudio.mendes@ufla.br
Abstract. This research aims to explore the early childhood of singer Milton Nascimento and his musical poetics. Part of this childhood was spent in Três Pontas, in southern Minas Gerais. The importance of this early phase of Milton Nascimento's life is evident, as it directly influenced his compositions and musical expressions throughout his career. To understand the artist's life, historical and biographical research will be conducted, and the relationship between his childhood and his music will be analyzed using comparative theoretical frameworks from Piaget, Vygotsky, and Gardner. The research results will initially be presented in an article and may later be adapted to an audiovisual format, better suited to show the early childhood and music of one of Brazil's greatest singers.
Keywords: Milton Nascimento, childhood, music.
Resumo. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a história da primeira infância do cantor Milton Nascimento e sua poética musical. Parte dessa infância ocorreu em Três Pontas, no sul de Minas Gerais. A importância dessa fase inicial da vida de Milton Nascimento é evidente, pois influenciou diretamente suas composições e expressões musicais ao longo de sua carreira. Para compreender a vida do artista, será realizada uma pesquisa histórica e biográfica e a relação entre sua infância e sua música será analisada a partir de referenciais teóricos comparados de Piaget, Vygotsky e Gardner. Os resultados da pesquisa serão apresentados inicialmente em um artigo e, posteriormente, poderão ser adaptados para o formato audiovisual, mais adequado para mostrar a primeira infância e a música de um dos maiores cantores do Brasil.
Palavras-chave: Milton Nascimento, infância, música.
1. Informações Gerais
Este estudo sobre a infância e a música de Milton Nascimento é fruto dos caminhos que percorremos na arte, em bandas de música de Minas, e na educação, durante a graduação na UFLA, com formação complementar em cinema e televisão.
A música entrou na minha vida aos 11 anos, quando comecei a estudar teoria musical com o maestro José de Assis na Lira Perdoense. Após ser aprovado na prova teórica e de solfejo, tornei-me instrumentista da banda, tocando clarineta e saxofone tenor. A vida musical seguiu por vários anos, com muitos ensaios em instrumentos de sopro e apresentações em cerimônias da prefeitura, festas da igreja católica e nos Encontros de Bandas de Minas Gerais, realizados em diversos municípios.
Uma nova experiência musical teve início na Banda Euterpe Operária de Lavras, quando me mudei para essa cidade. Nessa banda, tive a oportunidade de estudar saxofone tenor sob a regência do maestro Capitão Télio. Durante os ensaios, o maestro era muito exigente e perfeccionista, o que proporcionou um grande aperfeiçoamento das técnicas no saxofone tenor. Na Euterpe Operária, participei de uma única apresentação com a banda, realizada no Instituto Gammon.
Na Universidade Federal de Lavras, iniciamos a graduação em Licenciatura em Química e participamos de diversos projetos na área da educação. Fomos bolsistas no projeto Cinema com Vida. Durante esse período, buscamos formação teórica e prática em cinema e televisão. Realizamos um curso de roteiro cinematográfico na Mostra de Cinema de Tiradentes, com o roteirista Cláudio MacDowell, professor de roteiro na Escola de Cinema e Televisão de Cuba entre 1991 e 1993. Também fizemos um curso de Direção de Arte e Cenografia na cidade de Ouro Preto, ministrado por Ana Paula Cardoso, formada em Arte e Cenografia pela UFRJ e atuante na área de cinema. Além disso, realizamos estágio na TV UFLA, onde aprendemos sobre produção audiovisual por meio da prática.
Neste caminho da música e universidade, encontramos o cantor Milton Nascimento,tema deste texto.
1.1 Milton Nascimento no centro da educação.
Milton Nascimento é um importante cantor brasileiro, compositor e multi-instrumentista. O artista é considerado um dos maiores cantores e músicos da MPB de todos os tempos. Ao longo de sua carreira, gravou cerca de 40 álbuns e foi indicado cinco vezes ao Grammy de Música (em 1992, por Txai; em 1995, por Angelus; em 2002, por Gil & Milton; além de outras indicações). Em 1998, ganhou a estatueta do Grammy na categoria de melhor álbum de música global. O trabalho premiado foi o álbum Nascimento, lançado em 1997, que contou com a participação de Chico Buarque. Foi condecorado na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP com o título de doutor honoris causa em 2025. [Revista Rolling Stone 2024, Estadão 2025, UNICAMP 2025].
Milton nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca. Ficou órfão antes de completar dois anos e passou a ser criado pela avó, que trabalhava como doméstica e morava na casa da madrinha dele. Aos seis anos, foi adotado pela filha da madrinha e levado para viver em Três Pontas, no sul do estado de Minas Gerais. [Laryssa Costa 2022, Daniel Neves ]
Neste texto, procuramos problematizar as possíveis relações entre a primeira infância de Milton Nascimento e sua poética musical, nos apoiando em discussões comparadas entre Piaget, Vygotsky e Gardner.
2. Metodologia
Será realizado um levantamento de informações sobre a biografia de Milton Nascimento, sobre a cidade de Três Pontas e suas músicas. Os materiais pesquisados serão entrevistas, notícias sobre o cantor, artigos acadêmicos, livros e documentários. Para estudar sua carreira musical, também serão utilizados conteúdos da mídia mainstream.
Serão selecionadas músicas cujos temas, versos e expressões poéticas contenham elementos que evidenciem a relação entre a primeira infância e a poética de Milton Nascimento. Essa relação entre sua infância e sua música será analisada a partir dos conceitos das obras de Piaget, Vygotsky e Gardner.
A escrita do roteiro e a produção do audiovisual utilizarão os resultados desta pesquisa. Na etapa de apresentação desses resultados, serão utilizados A Arte Poética, de Aristóteles, e o livro Roteiro de Cinema e Televisão, de Flávio de Campos, como referenciais teóricos da dramaturgia.
3. Biografia de Milton Nascimento
Milton Nascimento era filho de Maria do Carmo do Nascimento e nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Antes de completar dois anos, ficou órfão. Sua primeira grande mudança aconteceu ainda na infância, quando precisou deixar sua avó e a casa da madrinha onde vivia. Foi adotado por um casal, tendo como mãe adotiva Lília Silva Campos e como pai adotivo Josino de Brito Campos. A avó aceitou entregar o neto para a adoção com a condição de que pudesse encontrá-lo e que o nome de nascimento fosse mantido. A mãe adotiva era musicista, e o pai, dono de uma rádio. Embora Milton tenha nascido no Rio de Janeiro, foi levado para viver em Três Pontas, no interior do sul de Minas Gerais. [Laryssa Costa 2022, Daniel Neves]
3.1 A infância de Milton Nascimento pelo olhar do Pediatra Dr. Daniel Becker
O pediatra Daniel Becker foi entrevistado pelo médico Dr. Drauzio Varella para falar sobre a primeira infância, que dura até os seis anos de idade. O Dr. Becker cita fatores importantes para o desenvolvimento saudável das crianças e para sua formação como pessoa. Segundo o médico, existem formas inadequadas de cuidar das crianças, como a permissividade, ou a falta de limites. Ele destaca a importância de dar atenção à criança, mantendo uma relação olho no olho. Além do relacionamento com os pais, o pediatra afirma que o ato de brincar e o contato com a natureza são fatores essenciais para a formação das crianças. [Dr. Dráuzio Varella 2021].
A infância de Milton Nascimento está marcada pela perda da mãe, a adoção de outra família e a mudança do Rio de Janeiro para Juiz de Fora e Três Pontas no sul de Minas Gerais. Em Três Pontas, Milton Nascimento brincou e teve contato com a natureza e as fazendas do sul de Minas Gerais. Em entrevista, Milton Nascimento afirma que visitava um casarão de uma fazenda em Três Pontas.
O apelido de Bituca surgiu quando era criança, em consequência ao bico labial que fazia quando era contrariado. Milton afirmou que gostava mais do apelido carinhoso do que de seu nome [Programa Sr. Brasil 2013]. Em uma perspectiva de se pensar nas relações emocionais e de aprendizagem vividas pelo cantor, o apelido pode simbolizar os dramas vividos como a perda da mãe, o afastamento da avó e da madrinha. Embora tenha ganhado um casal de pais adotivos, a formação de Milton Nascimento como pessoa é constituída da falta de pais biológicos e distanciamento de mulheres maternas como a avó e a madrinha.
O Dr. Daniel Decker, na entrevista citada acima, ensina que na infância as crianças aprendem a lidar com pequenas frustrações e pequenas impossibilidades. Experiências vividas pelo Milton Nascimento na sua primeira infância.
Milton afirmou que Três Pontas é a cidade onde ele se formou. Nascimento teve relacionamentos positivos nestas várias fases. Mas como é para a criança a perda da mãe? Como é ser afastada da avó? Como é para esta criança deixar o lar onde era amada e recomeçar uma vida com pais adotivos em Três Pontas?
*3.2 Clássicos acadêmicos sobre desenvolvimento infantil: Piaget, Vygotsky e Gardner.*
Pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras fez um estudo comparativo das obras de Piaget, Vygotsky e Gardner e os resultados encontrados mostram as contribuições destes autores para a compreensão da primeira infância. Segundo o trabalho, Piaget, Vygotsky e Gardner apresentam pensamentos que podem ser complementares para algumas áreas e divergentes em outras. Outra conclusão é que a integração dessas obras enriquece a prática educacional. Da mesma forma, o potencial é semelhante para a presente pesquisa sobre Milton Nascimento: primeira infância e poéticas do compositor e cantor.
Primeiramente, a teoria de Piaget sublinhou a importância dos estágios de desenvolvimento e do aprendizado autônomo. Em contraste, a teoria sociocultural de Vygotsky destacou o papel fundamental da interação social e da mediação cultural no desenvolvimento cognitivo. Adicionando uma perspectiva distinta, Gardner trouxe uma nova visão ao sugerir que a inteligência é composta por diferentes modalidades. Essas modalidades incluem capacidades como a linguística, a lógico-matemática e a espacial, desafiando assim a visão tradicional de uma inteligência única.
Aparentemente, apesar de cada teoria possuir seus pontos fortes individuais, a integração dessas abordagens pode enriquecer significativamente a prática educacional. Juntos, Piaget, Vygotsky e Gardner oferecem uma visão mais holística do aprendizado, pois consideram tanto os aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento quanto a diversidade de capacidades cognitivas [Andrade; Nogueira; Silva; Mendes, 2024].
4. Milton Bituca Nascimento na Revista Rolling Stones Brasil.
A revista Rolling Stone Brasil publicou uma matéria sobre o documentário “Milton Bituca Nascimento”, que conta a história de Milton Nascimento. O filme foi dirigido por Flávia Moraes, com produção musical de Victor Pozas. Juntos, eles acompanharam os bastidores da última turnê de Milton Nascimento pela Europa, Estados Unidos e Brasil. [Revista Rolling Stones 2025].
Para compreender quem é o compositor e cantor Milton Nascimento para a música brasileira e mundial, o filme contou com a participação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Pat Metheny e Spike Lee. Segundo a Rolling Stone Brasil, os diretores afirmaram que contar a história de Milton Nascimento no cinema é “explicar o inexplicável”. Eles também comentaram que, ao longo da produção, tiveram muitas surpresas.
Victor, diretor musical do filme, comentou para a revista Rolling Stone que é um grande desafio fazer um recorte das músicas da carreira de Milton Nascimento para a produção de um filme, pois sua trajetória conta com 60 anos de história e 40 álbuns lançados. O filme “Milton Bituca Nascimento” evidencia o potencial da relação entre a infância de Milton Nascimento e sua poética musical para a arte e a educação.
*5. A ideia inicial de uma Sinopse do projeto na UFLA*
“Milton Nascimento: Infância e Poética Musical” mergulha nas raízes biográficas e musicais de um dos maiores ícones da música brasileira. Ambientado em Três Pontas, no coração do sul de Minas Gerais, o documentário revela como saudades, perdas e afetos vividos na infância se entrelaçam profundamente com a poética musical de Milton. Entre paisagens naturais carregadas de sentimento, nasceram melodias introspectivas e letras que tocam a alma. Por meio de memórias, canções e reflexões, o filme traça a íntima conexão entre a poética musical de Milton e as marcas deixadas pelas primeiras experiências de vida,uma infância que ressoa em cada nota prolongada e em cada vogal de seus versos intensos e cheios de vida.
6. Conclusão.
Na revista Rolling Stone, o documentário foi apresentado como uma tentativa de explicar o inexplicável. Mas neste texto, buscamos compreender a música de Milton Nascimento por meio do próprio Milton Bituca, relacionando sua infância em Três Pontas com a poética presente em sua carreira como compositor e cantor.
A primeira infância de Milton Nascimento oferece informações valiosas sobre sua formação humana e cultural. As expressões poéticas, essência de sua alma, começaram a ser semeadas nessa fase inicial da vida.
Ao apresentar novos olhares sobre a relação entre Milton Nascimento e sua música, esta pesquisa contribui para a cultura artística e a educação, demonstrando que os aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento estão entrelaçados, influenciando de diferentes maneiras a produção da diversidade das capacidades cognitivas.
Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG.
7. Referências
ARISTÓTELES. Sobre a Arte Poética. Tradução de Antônio Mattoso e Antônio Queiros Campos. Editora Autêntica. 1ª edição. Belo Horizonte, 2018
CAMPOS F. Roteiro de Cinema e Televisão. Ed. Zahar. 3ª edição. São Paulo, 2007.
COSTA L. A Biografia de Milton Nascimento: a história de um dos maiores nomes da MPB. Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/blog/biografia-de-milton-nascimento/Acesso em 07 de out. 2025.
DRAUZIO VARELLA. Primeira infância (até 6 anos) exige convivência olho no olho | Daniel Becker. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0bZHm3fQJZ0. Acesso em 05 de out. 2025.
ESTADÃO. Milton Nascimento ganhou Grammy 27 anos da polêmica na premiação. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/musica/milton-nascimento-ganhou-gram
my-27-anos-antes-de-polemica-na-premiacao-nprec. Acesso em 07 de out. 2025.
JORNAL DA ALTEROSA. Fazenda símbolo da cefeicultura em Três Pontas é revitalizada. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b14Qfaaihs. Acesso em 05 de outo. 2025.
ANDRADE, M. F.; NOGUEIRA, L.; SILVA, B. S.; MENDES C. L. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Gardner para a Educação e Psicologia Cognitiva: Um Estudo Comparativo. XXXVII Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2024.
NEVES, Daniel. Milton Nascimento. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/milton-nascimento.htm. Acesso em 07 de out. 2025.
PROGRAMA SR. BRASIL. Nos Bailes da Vida, por Milton Nascimento. 2013 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tyCbyAdcZ2Y&list=RDtyCbyAdcZ2Y&start_radio
=1 Acesso em 05 de 2025.
REVISTA ROLLING STONE. O hábito nostálgico que Milton Nascimento adquiriu na aposentadoria. Disponível em: https://rollingstone.com.br/musica/o-habito-nostalgico-que-mi
lton-nascimento-adquiriu-na-aposentadoria/. Acesso em 07 de out. 2025.
TAMMARO R. Disponível em: https://rollingstone.com.br/cinema/novo-documentario-sob
re-milton-nascimento-e-tentativa-de-explicar-o-inexplicável/. Acesso em 05 de out. 2025.
UNICAMP. Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento. Disponível em: https://jornal.unicamp.br/noticias/2025/04/10/unicamp-concede-titulo-de-do
utor-honoris-causa-a-milton-nascimento/. Acesso em 07 de out. 2025.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Artigo Completo |
|---|