Descrição
Esta pesquisa, ainda em curso, de caráter qualitativo e natureza autobiográfica, visa investigar as relações entre o teatro e a prática docente na constituição da identidade do professor-pesquisador. O estudo parte do entendimento de que as experiências artísticas e pedagógicas se entrecruzam na formação de sujeitos sensíveis, críticos e criativos, capazes de transformar suas práticas educativas. Fundamentada nos princípios da pesquisa narrativa (Paiva, 2019; Romero & Casais, 2019) e em estudos sobre identidade docente (Norton, 2013; Barcelos, 2017; Block, 2007), o trabalho parte da experiência do autor como professor e artista para compreender de que modo as vivências cênicas e pedagógicas se entrelaçam na formação do sujeito docente. Além disso, o aporte teórico também contempla autores que discutem o teatro em sua dimensão estética, pedagógica e social (Stanislavski, 1999, 2001; Roubine, 2004; Artaud, 1964; Brook, 1968; Simpson, 2020; Liberali, 2016), além de estudos que abordam o teatro como linguagem formativa e performativa (Taylor, 2013; Berthold, 2004). A partir da análise de excertos da autobiografia do pesquisador, pretende-se identificar momentos em que Arte e Docência se cruzam, revelando saberes, crenças e escolhas que configuram o professor-artista. Desse modo, as perguntas que orientam o estudo são: (a) quais temas emergem da autobiografia e se manifestam na prática de ensino?; (b) como as experiências de teatro e docência se entrelaçam?; e (c) de que modo o olhar autobiográfico pode contribuir para a compreensão da identidade docente?.
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