10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

A aquisição da escrita ortográfica por um adolescente surdo portador de implante coclear: um estudo de caso a partir da teoria de integração de múltiplos padrões

12 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Letras 3º Dia

Descrição

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aquisição da escrita por um adolescente surdo portador de implante coclear, fundamentando-se na teoria da Integração de Múltiplos Padrões (IMP). O objetivo consiste em examinar fenômenos fonológicos presentes na ortografia desse adolescente surdo de quinze anos, matriculado no 7º ano do ensino fundamental II, a partir da perspectiva da IMP de Treiman e Kessler (2014). A metodologia a ser utilizada adota uma abordagem qualitativa e descritiva, com base em revisão bibliográfica para fundamentação teórica e na coleta de textos produzidos pelo participante que serão analisados com suporte de um protótipo didático buscando mapear padrões ortográficos gerados por ele, com foco na identificação de desvios ortográficos e de suas causas (fonológicas, fonéticas, gráficas, morfossintáticas, semânticas). Os desvios encontrados serão analisados com base nessa teoria que permite identificar erros ortográficos ao considerar a relação entre fonemas, grafemas e conhecimentos morfossintáticos. O estudo visa verificar se a ausência de alfabetização prévia em LIBRAS e a cirurgia de implante coclear influenciam desvios na escrita do adolescente. Espera-se que a pesquisa contribua para o entendimento da ortografia de surdos com implante coclear, oferecendo subsídios para intervenções pedagógicas que considerem a IMP como fio condutor na interpretação dos erros e na orientação de estratégias de ensino da escrita.
Palavras-chave: Aquisição da escrita, Integração de Múltiplos Padrões, implante coclear.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Dandara Cristina Orozimbo Ferreira (UFLA)

Co-autor

Raquel Márcia Fontes Martins (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais