Descrição
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aquisição da escrita por um adolescente surdo portador de implante coclear, fundamentando-se na teoria da Integração de Múltiplos Padrões (IMP). O objetivo consiste em examinar fenômenos fonológicos presentes na ortografia desse adolescente surdo de quinze anos, matriculado no 7º ano do ensino fundamental II, a partir da perspectiva da IMP de Treiman e Kessler (2014). A metodologia a ser utilizada adota uma abordagem qualitativa e descritiva, com base em revisão bibliográfica para fundamentação teórica e na coleta de textos produzidos pelo participante que serão analisados com suporte de um protótipo didático buscando mapear padrões ortográficos gerados por ele, com foco na identificação de desvios ortográficos e de suas causas (fonológicas, fonéticas, gráficas, morfossintáticas, semânticas). Os desvios encontrados serão analisados com base nessa teoria que permite identificar erros ortográficos ao considerar a relação entre fonemas, grafemas e conhecimentos morfossintáticos. O estudo visa verificar se a ausência de alfabetização prévia em LIBRAS e a cirurgia de implante coclear influenciam desvios na escrita do adolescente. Espera-se que a pesquisa contribua para o entendimento da ortografia de surdos com implante coclear, oferecendo subsídios para intervenções pedagógicas que considerem a IMP como fio condutor na interpretação dos erros e na orientação de estratégias de ensino da escrita.
Palavras-chave: Aquisição da escrita, Integração de Múltiplos Padrões, implante coclear.
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