10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Tecnologias digitais na educação: a inserção do podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem.

10 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação 1º Dia

Descrição

A educação atual vem enfrentando o desafio de integrar as tecnologias digitais de forma mais significativa e emancipadora, especialmente nas práticas de leitura e escrita. Nesse contexto, os podcasts têm se revelado como uma ferramenta eficaz para a didática e a construção de sentidos, no desenvolvimento de habilidades de letramento. Sua popularização não é um fenômeno isolado, mas, sim, um reflexo da crescente valorização da oralidade e da escuta ativa em nossa cultura. Considerando tal cenário, este estudo visa explorar de que forma essa tecnologia pode auxiliar como um recurso didático, expandindo as práticas de letramento para além do texto impresso. O propósito é demonstrar como a produção e a escuta de podcasts podem estimular a aprendizagem ativa, valorizando a participação dos alunos e sua autonomia no processo de construção do conhecimento. Para fundamentar esta pesquisa, nos baseamos em um referencial teórico que relaciona letramento e uso de tecnologias digitais. A base teórica fundamenta-se nas perspectivas de Soares (2006), que define o letramento como um conjunto de práticas sociais de leitura e escrita, que podem ser ampliadas pelo uso de recursos digitais. A essa visão, somamos as contribuições de Rojo e Almeida (2012) e Rojo e Moura (2012), que ressaltam a relevância dos multiletramentos e das práticas digitais para aproximar a escola das linguagens contemporâneas, o que reforça a pertinência do podcast como prática social e comunicativa que mobiliza múltiplas semioses. Além disso, a proposta se alinha ao conceito de Cosson (2014), o qual destaca a importância de espaços coletivos de interação e construção de sentidos, como os círculos de leitura, ressaltando, ainda, o papel da oralidade e da escuta ativa na formação de leitores e ouvintes críticos. O podcast, ao incorporar diferentes formatos textuais (como entrevistas, reportagens ou contação de histórias), atende a essa demanda, ao promover experiências significativas de escuta e produção de conteúdo de forma colaborativa. A utilização pedagógica dessa ferramenta vai além da simples escuta de conteúdos prontos. Ela envolve a criação de projetos em que os alunos se tornam produtores de conhecimentos e não apenas consumidores. Com essa metodologia, busca-se unir diferentes partes do currículo, incentivando o trabalho colaborativo e valorizando as vozes juvenis, a fim de que os alunos se expressem e compartilhem suas ideias. Sendo assim o podcast, surge como uma ferramenta que estimula o aprendizado de forma dinâmica, reflexiva e interativa. Ele se consolida como um recurso didático com estratégias de ensino e amplia as práticas de letramento. Ao integrar a leitura e a escrita com a oralidade e a escuta, a ferramenta está dentro das exigências contemporâneas, preparando os alunos para uma comunicação cada vez mais multimodal e complexa. O uso dessa ferramenta na educação não é uma substituição de métodos tradicionais, mas, sim, um complemento que enriquece a experiência pedagógica, tornando-a mais relevante e engajadora.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Heleonara Gabriela Souza de Paula (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais