Descrição
A inclusão de estudantes com deficiência, em caráter permanente ou temporário, nas salas de aula regulares, tem se tornado uma realidade crescente nas instituições de ensino. Nesse contexto, a escola e, especialmente, o professor, têm o desafio de promover práticas pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades educacionais de todos os alunos, inclusive no campo da Educação Física. Assim, a formação docente deve contemplar dimensões que valorizem não apenas o respeito às diferenças e limitações, mas também as potencialidades das pessoas com deficiência/necessidades específicas.
Diante dessa problemática, a presente investigação teve como objetivo analisar como tem sido abordada a Educação Física Adaptada na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A metodologia adotada possui natureza qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa documental. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, contemplando processos de codificação e categorização das informações obtidas nos documentos oficiais do curso: matrizes curriculares, ementas, planos de curso e Projeto Político Pedagógico (PPC).
Foram identificadas quatro categorias de análise: (1) Fundamentos da Educação Inclusiva; (2) Políticas Públicas e Educacionais; (3) Práticas Inclusivas e Recursos Metodológicos; e (4) Abordagem Interdisciplinar da Inclusão/Educação Física Adaptada.
Os principais resultados indicam que a temática da Educação Física Adaptada é contemplada por meio de disciplina específica, porém, ainda apresenta baixa articulação com as demais disciplinas da matriz curricular, revelando a necessidade de maior integração interdisciplinar na formação inicial.
Os resultados evidenciam que a abordagem atual da Educação Física Adaptada, embora reconheça sua relevância, ainda carece de uma perspectiva formativa mais ampla e transversal, capaz de fortalecer a construção de uma prática docente efetivamente inclusiva.
Palavras chaves: educação física adaptada, formação de professores, pessoa com deficiência.
Agência de fomento: Fapemig
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|