10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

A Abordagem da Educação Física Adaptada na Formação Inicial de Professores da UFLA

12 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação Física 3º Dia

Descrição

A inclusão de estudantes com deficiência, em caráter permanente ou temporário, nas salas de aula regulares, tem se tornado uma realidade crescente nas instituições de ensino. Nesse contexto, a escola e, especialmente, o professor, têm o desafio de promover práticas pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades educacionais de todos os alunos, inclusive no campo da Educação Física. Assim, a formação docente deve contemplar dimensões que valorizem não apenas o respeito às diferenças e limitações, mas também as potencialidades das pessoas com deficiência/necessidades específicas.
Diante dessa problemática, a presente investigação teve como objetivo analisar como tem sido abordada a Educação Física Adaptada na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A metodologia adotada possui natureza qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa documental. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, contemplando processos de codificação e categorização das informações obtidas nos documentos oficiais do curso: matrizes curriculares, ementas, planos de curso e Projeto Político Pedagógico (PPC).
Foram identificadas quatro categorias de análise: (1) Fundamentos da Educação Inclusiva; (2) Políticas Públicas e Educacionais; (3) Práticas Inclusivas e Recursos Metodológicos; e (4) Abordagem Interdisciplinar da Inclusão/Educação Física Adaptada.
Os principais resultados indicam que a temática da Educação Física Adaptada é contemplada por meio de disciplina específica, porém, ainda apresenta baixa articulação com as demais disciplinas da matriz curricular, revelando a necessidade de maior integração interdisciplinar na formação inicial.
Os resultados evidenciam que a abordagem atual da Educação Física Adaptada, embora reconheça sua relevância, ainda carece de uma perspectiva formativa mais ampla e transversal, capaz de fortalecer a construção de uma prática docente efetivamente inclusiva.

Palavras chaves: educação física adaptada, formação de professores, pessoa com deficiência.

Agência de fomento: Fapemig

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Rodrigo de Souza Alves

Co-autor

Gustavo Puggina Rogatto (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais