Descrição
Os Hidróxidos Duplos Lamelares (HDL’s) são formados por dois cátions metálicos, divalente e trivalente, em camadas duplas de uma estrutura lamelar. Entre as camadas do metal são encontrados ânions, como nitratos, sulfatos ou carbonáceos. Os HDL’s são provenientes da brucita, ou argila mineral, feita principalmente de Mg(OH)2 [1]. A nanoestrutura do HDL, a retenção de diversos cátions metálicos em suas camadas, os grupos hidroxila -OH em sua superfície, entre outros aspectos, propõem aplicações para os HDL’s em áreas como catalisadores, suporte de catalisadores, eletrodos, adsorventes e transporte de medicamentos [2]. Conhecer suas propriedades físicas e químicas são essenciais para otimizar o seu uso em diversas aplicações. Para tanto, este trabalho tem por objetivo caracterizar um grupo de sete amostras de um nanomaterial do tipo HDL, compostas por Mg, diferentes entre si no processo de síntese, utilizando a Espectroscopia Raman e a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) com Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS). Com a Espectroscopia Raman, laser de 785 nm, foram identificados os grupos funcionais presentes em cada amostra e observado que os espectros possuem picos diferentes, indicando possivelmente a mudança de um grupo funcional entre camadas superficiais das amostras, a morfologia estrutural obteve-se com o MEV, e com o EDS a composição elementar das amostras com Mg.
[1] A.A. Altalhi et al. Recent advances in layered double hydroxide (LDH) - based materials: fabrication, modification strategies, characterization, promising environmental catalytic applications, and prospective aspects. Energy Adv, (2024).
[2] Wijitwongwan, R.; Intasa-ard, S.; Ogawa, M. Preparation of Layered Double Hydroxides toward Precisely Designed Hierarchical Organization. ChemEngineering 2019, 3, 68. https://doi.org/10.3390/chemengineering3030068
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|