10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Jogos pedagógicos e formação crítica: uma experiência de ensino de Ecologia em uma escola rural

12 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Expandido Educação Científica e Ambiental 3º Dia

Descrição

Este artigo analisa o uso de Jogos como recurso metodológico no ensino de Ecologia em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola rural. As atividades, estruturadas a partir de jogos pedagógicos que representaram interações ecológicas (predação e competição), foram desenvolvidas segundo uma perspectiva crítica e dialógica. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da educação libertadora (FREIRE, 1996). Os resultados evidenciam que os jogos, além de despertar o interesse e o engajamento dos estudantes, possibilitaram a vivência concreta dos conceitos, a problematização coletiva e a ressignificação crítica dos conteúdos. As observações indicam que os jogos pedagógicos cumpriram as etapas de prática social, problematização, instrumentalização, catarse e retorno à prática social, consolidando-se como estratégia que supera o ensino tradicional e promove uma aprendizagem significativa e crítica. Conclui-se que a integração entre jogos e pedagogia histórico-crítica constitui uma alternativa potente para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e socialmente conscientes.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Expandido

Autor

FRANCISCO DE ARAUJO (Geraldo Raimundo de Araujo e Jane Franco de Araujo)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais