Descrição
Este artigo analisa o uso de Jogos como recurso metodológico no ensino de Ecologia em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola rural. As atividades, estruturadas a partir de jogos pedagógicos que representaram interações ecológicas (predação e competição), foram desenvolvidas segundo uma perspectiva crítica e dialógica. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da educação libertadora (FREIRE, 1996). Os resultados evidenciam que os jogos, além de despertar o interesse e o engajamento dos estudantes, possibilitaram a vivência concreta dos conceitos, a problematização coletiva e a ressignificação crítica dos conteúdos. As observações indicam que os jogos pedagógicos cumpriram as etapas de prática social, problematização, instrumentalização, catarse e retorno à prática social, consolidando-se como estratégia que supera o ensino tradicional e promove uma aprendizagem significativa e crítica. Conclui-se que a integração entre jogos e pedagogia histórico-crítica constitui uma alternativa potente para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e socialmente conscientes.
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