Descrição
A presente pesquisa tem como foco questões de ética e autonomia, cujo papel é
de relevância no âmbito educacional, levando-se em consideração que a educação é um
processo de formação humana. Para tanto, o objetivo é investigar as implicações da
ética e da autonomia no contexto da educação sob uma perspectiva freireana. A ética
defendida por Freire parte do pressuposto de uma concepção de inacabamento do ser
humano numa visão sócio, histórico, cultural. O sujeito ético se forma a partir da
problematização do mundo, gerando uma conscientização e, através do diálogo, tecendo
uma transformação em si e no entorno, em um projeto de inclusão e mudança. A
autonomia que é um componente ético vem apoiar uma prática educacional mais
libertadora e transformadora na medida em que a promoção da educação, para o
educando, visa a capacitação de realização de seus projetos, fazendo suas próprias
escolhas, exercendo o pensar livremente, tornando-o assim um sujeito reflexivo e
autônomo. Para isso, formulamos a seguinte questão: qual a implicação da ética e da
autonomia no contexto educacional na perspectiva freireana? A metodologia empregada
é de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. As fontes pesquisadas são as
obras de Paulo Freire, algumas dissertações e teses e estudiosos do tema. Este estudo faz
parte da minha dissertação de mestrado. A dissertação está dividida em três artigos com
esta temática, incluso o produto educacional que se desenvolveu com uma oficina,
dando um enfoque teórico e prático à pesquisa e deixando esta contribuição, para que os
professores da Educação Básica possam trabalhar com essa temática em sala de aula,
aprimorando os seus conhecimentos.
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