10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

A Universidade como Agente de Inclusão: o ensino de Libras e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

12 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação 3º Dia

Descrição

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados à construção de sociedades mais justas, inclusivas e equitativas. Nesse cenário, a universidade assume papel estratégico na efetivação dessas metas, especialmente por meio de práticas que promovam acessibilidade, equidade e formação cidadã. Este estudo, em fase inicial, tem como objetivo analisar como as universidades podem contribuir para os ODS, com foco nos objetivos 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades), a partir da inserção da Libras como componente curricular e instrumento de inclusão linguística. A metodologia proposta adota abordagem qualitativa, com três etapas principais: levantamento teórico sobre a relação entre educação inclusiva e ODS; análise documental de políticas institucionais e projetos de extensão voltados à acessibilidade; e estudo de caso com universidades que desenvolvem práticas de ensino e formação em Libras. Pretende-se compreender como a presença da Libras no ensino superior pode fortalecer políticas educacionais inclusivas e contribuir para uma formação acadêmica mais sensível à diversidade. Considera-se que a educação universitária deve ir além da formação técnica, constituindo-se como espaço de transformação social, no qual a diferença é reconhecida como valor e a comunicação como direito humano. Assim, o ensino da Libras se configura como ponte entre conhecimento, cidadania e empatia, promovendo ambientes acadêmicos mais acessíveis e alinhados aos princípios da sustentabilidade social. Espera-se que a pesquisa contribua para o desenvolvimento de estratégias institucionais que integrem a acessibilidade linguística e cultural às ações formativas, reforçando o compromisso da universidade com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a Agenda 2030. A vivência da autora, como professora e intérprete de Libras, orienta esta reflexão e reafirma a importância de vincular os ODS à formação superior como prática contínua de inclusão e responsabilidade social.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Jéssica Pereira Gravino

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais