Descrição
Fundamentada em referenciais da Sociologia e da Pedagogia da Infância que concebem a criança como sujeito histórico, social e de direitos, a pesquisa, em diálogo com os princípios éticos, políticos e estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009, destaca o brincar como eixo do currículo na Educação Infantil e tem por objetivo evidenciar que os modos de organizar o ambiente e as rotinas revelam as concepções de infância, de criança e de currículo. De um lado, quando permeados por controle dos corpos e antecipação dos processos de escolarização, limitam a escuta e o protagonismo das crianças; de outro, quando abertos à experimentação e à participação das crianças, promovem experiências estéticas, expressivas e de autoria. Ainda em fase inicial, o trabalho apresenta a pesquisa bibliográfica, que será posteriormente adensada com uma pesquisa em uma instituição de Educação Infantil para que, junto à professora da turma, possamos repensar a organização dos espaços, tempos e materiais, considerando as concepções construídas nas DCNEI e, mais recentemente, nos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (PNQEEI), de 2024. Até o momento, é possível apontar caminhos potentes para uma prática docente que reconheça o tempo da infância como tempo de descoberta e o espaço como território de invenção. As possibilidades abertas por essa pesquisa inspiram reflexões sobre o papel das educadoras na criação de ambientes mais sensíveis, flexíveis e acolhedores, em diálogo com o contexto e com as crianças.
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