10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Quando o tempo desacelera e o espaço fala: o brincar como forma de existir

12 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação 3º Dia

Descrição

Fundamentada em referenciais da Sociologia e da Pedagogia da Infância que concebem a criança como sujeito histórico, social e de direitos, a pesquisa, em diálogo com os princípios éticos, políticos e estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009, destaca o brincar como eixo do currículo na Educação Infantil e tem por objetivo evidenciar que os modos de organizar o ambiente e as rotinas revelam as concepções de infância, de criança e de currículo. De um lado, quando permeados por controle dos corpos e antecipação dos processos de escolarização, limitam a escuta e o protagonismo das crianças; de outro, quando abertos à experimentação e à participação das crianças, promovem experiências estéticas, expressivas e de autoria. Ainda em fase inicial, o trabalho apresenta a pesquisa bibliográfica, que será posteriormente adensada com uma pesquisa em uma instituição de Educação Infantil para que, junto à professora da turma, possamos repensar a organização dos espaços, tempos e materiais, considerando as concepções construídas nas DCNEI e, mais recentemente, nos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (PNQEEI), de 2024. Até o momento, é possível apontar caminhos potentes para uma prática docente que reconheça o tempo da infância como tempo de descoberta e o espaço como território de invenção. As possibilidades abertas por essa pesquisa inspiram reflexões sobre o papel das educadoras na criação de ambientes mais sensíveis, flexíveis e acolhedores, em diálogo com o contexto e com as crianças.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Patricia Toneli (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais