Descrição
Com a disseminação do uso da Inteligência Artificial Generativa, a atividade de produção textual assume um novo papel no âmbito escolar. Nessa perspectiva, problematizar o ensino da produção de textos na escola, pautado em metodologias ativas que contemplem o uso de IA Generativas, de modo crítico e reflexivo, emerge como uma possibilidade inovadora para um ensino de Língua Portuguesa mais significativo e contextualizado com a realidade dos alunos e dos contextos em que estes estão inseridos. Nesse viés, a ressemiotização, compreendida como um deslocamento de sentido de um de modo semiótico para outro modo diferente (FERREIRA, 2018), coopera para a ampliação do letramento multimodal, tão necessário para as práticas sociais da contemporaneidade. Nesse contexto, destaca-se o uso da IA Generativa no processo de ressemiotização, permite a criação, recriação, reescrita, recontextualização de textos verbais e não-verbais, sons, imagens, movimentos, cooperando como um suporte pedagógico relevante que por meio da mediação do professor contribuirá para o desenvolvimento de competências discursivas relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, espera-se que os resultados obtidos com a pesquisa que será realizada no âmbito do Doutorado em Educação possam contribuir significativamente para os estudos relacionados ao uso de IA Generativas no ensino de Língua Portuguesa.
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