Descrição
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição de origem neurobiológica que interfere significativamente nas habilidades motoras de crianças, podendo impactar não apenas no desempenho escolar, mas também na autoestima e participação social. Apesar da relevância do tema, são incipientes os estudos no Brasil que investigam sua prevalência, assim como o reconhecimento dos sinais desse transtorno por professores em sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar se os professores dos anos iniciais do ensino fundamental possuem conhecimento sobre o TDC e se conseguem identificar alunos que apresentam características indicativas desse transtorno. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, delineada como estudo de caso, que será realizada por meio do envio de questionários virtuais, elaborados via Google forms, aos professores da rede municipal de um município localizado no Sul de Minas Gerais. Os dados obtidos serão submetidos à análise descritiva exploratória, a fim de interpretar as respostas presentes nos questionários, permitindo assim a identificação do nível de conhecimento dos professores acerca do TDC. Como desdobramento, pretende-se identificar demandas específicas de formação continuada e desenvolver soluções para o processo de inclusão e aprimoramento do ensino por meio da oferta de Produtos/Processos Educacionais em formatos de cursos para capacitação, materiais de apoio, guias práticos, oficinas interativas, entre outros.
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