10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Sinal isotópico de δ¹³C em Cedrela fissilis Vell. como indicador de condições ambientais em floresta tropical sazonalmente seca

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Ciência e Tecnologia da Madeira 1º Dia

Descrição

A dendrocronologia isotópica, que relaciona anéis de crescimento e isótopos estáveis, é importante para reconstruir condições ambientais. Em períodos de seca, o fechamento estomático reduz a entrada de CO₂ e aumenta a incorporação de ¹³C, enquanto em épocas úmidas predomina o ¹²C. Assim, os valores de δ¹³C na celulose refletem variações ambientais durante a formação dos anéis. Na região Norte de Minas Gerais, o clima semiárido e as chuvas irregulares intensificam a escassez hídrica, agravada pelas mudanças climáticas. Avaliar respostas fisiológicas às variações hídricas e térmicas ajuda a compreender esses efeitos e a orientar estratégias de conservação. Propõe-se, então, desenvolver uma cronologia de δ¹³C a partir de séries de anéis de crescimento anuais de Cedrela fissilis, para investigar as relações entre as variações isotópicas e as variáveis climáticas, bem como as estratégias fisiológicas da espécie em um ambiente de Floresta Tropical Sazonalmente Seca. A partir da extração de α-celulose de cada anel de crescimento de seis árvores já datadas, será realizado análise isotópica por espectrometria de massa com razão isotópica (IRMS) acoplado a um analisador elementar (EA-IRMS). Posteriormente, serão coletados dados climáticos históricos da região (precipitação, temperatura, umidade relativa e déficit de pressão de vapor), que serão correlacionados aos valores de δ¹³C. Em seguida às análises de Correlação δC-Clima e Componentes Principais (PCA) para investigar padrões entre variáveis isotópicas, fisiológicas e climáticas, estes, utilizando a equação de Farquhar et al., (1982). A cronologia isotópica permitirá revelar a dinâmica hídrica da espécie e apoiar estudos em ecofisiologia, clima e conservação.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Kaick Coelho de Sousa (UFLA)

Co-autores

Ana Carolina Maioli Campos Barbosa (UFLA) Gabriel de Assis Pereira Lucas Guimarães Pereira (UFLA) Maria Eduarda Santana Ferreira (UFLA) Mayara de Lima Ferreira (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais