Descrição
Palavras-chave: Acessibilidade digital, Fórmulas matemáticas, Deficiência visual.
A acessibilidade em conteúdos digitais é fundamental para a inclusão educacional, especialmente no ensino superior, onde o acesso a fórmulas matemáticas em artigos científicos ainda representa um grande desafio para pessoas com deficiência visual. O estudo tem como objetivo avaliar a acessibilidade de fórmulas matemáticas presentes em artigos científicos publicados em diferentes editoras. A metodologia adotada envolveu a inspeção técnica de fórmulas com diferentes estruturas e níveis de complexidade, utilizando testes práticos com os leitores de tela NVDA (com o complemento Access8Math) e JAWS, em artigos publicados, e disponibilizados em formato HTML, excluindo as editoras que tinham publicações apenas em PDF. Os resultados evidenciam cenários positivos em alguns casos, mas também destacam limitações importantes na leitura, compreensão e navegação dentro das expressões matemáticas. Observou-se que a ausência de padronização e de estratégias consistentes de codificação compromete a experiência de usuários com deficiência visual. Diante disso, ressalta-se a importância da adoção de práticas padronizadas e de técnicas adequadas de interação e representação digital para promover uma inclusão educacional efetiva e equitativa.
Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG.
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