10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Acessibilidade de Fórmulas Matemáticas em Artigos Científicos: Desafios e Perspectivas para Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior

12 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Ciência da Computação 3º Dia

Descrição

Palavras-chave: Acessibilidade digital, Fórmulas matemáticas, Deficiência visual.

A acessibilidade em conteúdos digitais é fundamental para a inclusão educacional, especialmente no ensino superior, onde o acesso a fórmulas matemáticas em artigos científicos ainda representa um grande desafio para pessoas com deficiência visual. O estudo tem como objetivo avaliar a acessibilidade de fórmulas matemáticas presentes em artigos científicos publicados em diferentes editoras. A metodologia adotada envolveu a inspeção técnica de fórmulas com diferentes estruturas e níveis de complexidade, utilizando testes práticos com os leitores de tela NVDA (com o complemento Access8Math) e JAWS, em artigos publicados, e disponibilizados em formato HTML, excluindo as editoras que tinham publicações apenas em PDF. Os resultados evidenciam cenários positivos em alguns casos, mas também destacam limitações importantes na leitura, compreensão e navegação dentro das expressões matemáticas. Observou-se que a ausência de padronização e de estratégias consistentes de codificação compromete a experiência de usuários com deficiência visual. Diante disso, ressalta-se a importância da adoção de práticas padronizadas e de técnicas adequadas de interação e representação digital para promover uma inclusão educacional efetiva e equitativa.

Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Eduardo Augusto Ribeiro

Co-autores

André Pimenta Freire (Universidade Federal de Lavras) Saimon Gabriel de Andrade

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais