10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Integração Universidade-Empresa: A Experiência da Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Expandido Administração Pública 2º Dia

Descrição

Abstract. EMBRAPII is an organization that fosters research and innovation in Brazilian industry, promoting partnerships between research institutions and the productive sector. Within this context, the EMBRAPII/ZETTA/UFLA Unit operates in supporting innovation in digital agriculture. This study aims to present and analyze the Unit, as well as the expected advances from the institutional strengthening project funded by FAPEMIG. The methodology was based on documentary and descriptive analysis. The results reinforce the importance of integrating universities and companies to generate technological solutions. It is concluded that EMBRAPII/UFLA drives innovation in agribusiness and continues to advance in its consolidation as a national reference in digital agriculture.

Keywords: EMBRAPII, ZETTA Agency, UFLA, Digital Agriculture, FAPEMIG Project.

Resumo. A EMBRAPII é uma empresa que fomenta à pesquisa e inovação na indústria brasileira, promovendo parcerias entre instituições de pesquisa e o setor produtivo. Inserida nesse contexto, a Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA atua no apoio à inovação em agricultura digital. Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar a Unidade, bem como os avanços esperados com o projeto de fortalecimento institucional financiado pela FAPEMIG. A metodologia baseou-se em análise documental e descritiva. Os resultados reforçam a importância da integração entre universidade e empresas para a geração de soluções tecnológicas. Conclui-se que a EMBRAPII/UFLA impulsiona a inovação no agronegócio e que avança em sua consolidação como referência nacional em agricultura digital.

Palavras-chave: EMBRAPII, Agência ZETTA, UFLA, Agricultura Digital, Projeto FAPEMIG.

  1. Introdução
    A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), foi criada em 2013 por iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação e tem como objetivo aproximar empresas e instituições de pesquisa tecnológica, promovendo a cooperação e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Em 2018 o Ministério da Saúde passou a integrar o contrato.
    Trata-se de uma Organização Social vinculada ao Governo Federal, com o propósito de fortalecer a interação entre universidades, institutos de pesquisa e o setor produtivo, estimulando a inovação industrial por meio do desenvolvimento de projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), objetivando o fortalecimento da capacidade de inovação e à modernização da indústria brasileira.
    Seu modelo de operação baseia-se no compartilhamento de custos e riscos entre os parceiros, aliado à exigência de contrapartida financeira das empresas, o que reforça o comprometimento e a credibilidade mútua entre os envolvidos. No financiamento da carteira de projetos da Unidade EMBRAPII, os recursos seguem uma composição estruturada que assegura equilíbrio entre governo, universidade e empresas.
    A contribuição da EMBRAPII corresponde a, no máximo, um terço do valor total da carteira de projetos, enquanto os dois terços restantes devem ser negociados diretamente com as empresas parceiras e universidade. A Unidade EMBRAPII pode complementar sua participação por meio de contrapartida financeira ou não financeira, combinando aporte técnico, infraestrutura e suporte administrativo. Esse modelo fortalece o compromisso de todos os envolvidos e promove a execução eficiente de projetos de inovação tecnológica.
    A Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA, credenciada em agosto de 2020, integra esse ecossistema de inovação com foco na Agricultura Digital, tendo como competências principais a inovação tecnológica, as geotecnologias, a ciência de dados e o desenvolvimento de sistemas inteligentes aplicados ao agronegócio. Inserida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Unidade conta com infraestrutura de excelência e corpo técnico qualificado, atuando no desenvolvimento de soluções que otimizam a produção, aumentam a sustentabilidade e aprimoram a tomada de decisão nas ações do agro brasileiro.
    Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar a atuação da Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA e os avanços esperados com o projeto de fortalecimento institucional apoiado pela FAPEMIG, destacando seus impactos no fortalecimento de sua estrutura organizacional e no incremento das estratégias de prospecção, comunicação e gestão.

  2. Materiais e Métodos
    Este trabalho apresenta caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e documental. As informações foram obtidas a partir de fontes institucionais, como o Manual Operacional da EMBRAPII, os sites oficiais da EMBRAPII e da UFLA, além de documentos internos da Unidade EMBRAPII Zetta/UFLA [Reis 2022; Camargos 2022; Schefer 2020; Gordon e Stallivieri 2019].
    Também foi analisado o Plano de Trabalho do Projeto FAPEMIG “Estruturação e fortalecimento da Unidade EMBRAPII ZETTA por meio de ações estratégicas de prospecção, comunicação e aprimoramento da eficiência operacional ”, que orienta as ações voltadas ao fortalecimento das estratégias de prospecção, comunicação e aprimoramento da eficiência administrativa e operacional, com o objetivo de ampliar sua atuação na captação, no planejamento e na implementação de soluções capazes de atender às demandas do agronegócio, contribuindo, assim, para o avanço do desenvolvimento de inovações na agroindústria brasileira.
    As informações levantadas foram organizadas de forma a permitir a compreensão do modelo de atuação da EMBRAPII e das estratégias adotadas pela Unidade EMBRAPII/Zetta/UFLA, evidenciando seus avanços, desafios enfrentados e perspectivas no apoio à gestão da EMBRAPII-Zetta/UFLA, visando à melhoria da organização interna, à prospecção de novas empresas e, como consequência, à ampliação do portfólio de projetos e ao fortalecimento institucional da Unidade e assim apoiando ainda mais a inovação tecnológica aplicada ao agronegócio brasileiro.

  3. Resultados
    Desde o credenciamento da Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA, em 2020, observa-se uma trajetória consistente de consolidação institucional e expansão de seu portfólio de projetos, com foco em contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e da capacidade de inovação no setor. Atualmente, a Unidade desenvolve seis projetos de PD&I, dos quais três foram concluídos e três seguem em execução. Entre os projetos finalizados, destacam-se: MV Power, com o desenvolvimento de solução inteligente para identificação e localização de placas fotovoltaicas defeituosas; Klabin, com a automação e o georreferenciamento do processo de talhonamento florestal; e Suzano, com a criação de ferramenta para quantificação de estoque e sequestro de carbono, incluindo o monitoramento de perdas por incêndios florestais. Esses resultados demonstram a capacidade da Unidade em aplicar ciência de dados, geotecnologias e inteligência artificial na solução de desafios reais do setor agroindustrial.
    Atualmente, há três projetos em andamento, em parceria com as empresas Agroceres/Binova, Biotrop e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), além de outros cinco em fase de negociação final, que, por estarem em desenvolvimento, ainda possuem restrições quanto ao compartilhamento de informações.
    O projeto FAPEMIG “Estruturação e Fortalecimento da Unidade EMBRAPII Zetta por meio de ações estratégicas de prospecção, comunicação e aprimoramento da eficiência operacional”, aprovado com expressivo aporte financeiro, tem sido fundamental para o fortalecimento institucional da Unidade, possibilitando o aprimoramento da eficiência administrativa e operacional e o aperfeiçoamento das estratégias de prospecção. Tais ações ampliam a capacidade da Unidade em captar e implementar soluções inovadoras que atendam às demandas do agronegócio, contribuindo diretamente para o avanço da inovação na agroindústria brasileira.
    Adicionalmente, a Unidade vem registrando progressos em propriedade intelectual, com dois registros já obtidos e um terceiro em andamento. Com o suporte da FAPEMIG e a ampliação da equipe técnica, estima-se alcançar até seis novos registros entre patentes, produtos e processos inovadores nos próximos anos. Paralelamente, a Unidade EMBRAPII Zetta/UFLA passa por um processo de reestruturação administrativa, voltado à maior integração entre os setores e à redução de gargalos operacionais, visando otimizar processos e aprimorar sua gestão interna.
    Essas ações refletem o compromisso da Unidade em fortalecer sua atuação e contribuir para o aprimoramento da gestão e desempenho da EMBRAPII/UFLA como um todo, ampliando sua capacidade de prospecção de novas empresas e projetos. Em conjunto, tais iniciativas reforçam o papel estratégico da Zetta/UFLA no ecossistema de inovação, promovendo maior competitividade e sustentabilidade ao agronegócio brasileiro.

  4. Discussão
    Os resultados apresentados reforçam a eficácia do modelo EMBRAPII como mecanismo de aproximação entre universidades e empresas. Eles também evidenciam o processo de evolução da Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA, que tem crescido, ampliando sua atuação, consolidando sua presença institucional e reforçando sua relevância no cenário da agricultura digital.
    O modelo de atuação, baseado na contrapartida financeira das empresas parceiras, atua como um selo de comprometimento e confiança na capacidade técnica da instituição executora, promovendo maior engajamento e qualidade nos resultados entregues. Conforme Cunha e Franco (2016), o fortalecimento da confiança entre universidade e empresa depende de compromisso explícitos de ambas as partes, concordando com o presente estudo que, no mesmo contexto, adota um modelo de compartilhamento de custos e riscos e trata da dinâmica colaborativa e dos fatores que sustentam o engajamento e a credibilidade nas parcerias universidade-empresa.
    A atuação da Unidade EMBRAPII/ZETTA/UFLA destaca-se por sua expertise e pela integração entre inovação tecnológica, geotecnologias, ciência de dados e implementação de sistemas inteligentes aplicados à agricultura digital. Estdos recentes, evidenciam que tais competências contribuem para a modernização do agronegócio brasileiro, estimulando práticas mais sustentáveis e eficientes [Megeto et al. 2020].
    As parcerias com empresas de grande porte, como Klabin e Suzano, confirmam a confiança do setor produtivo nas soluções desenvolvidas e consolidam a imagem da EMBRAPII/ZETTA/UFLA como parceira tecnológica capaz de gerar resultados concretos. Da mesma forma, o envolvimento de empresas como Biotrop, CTC e Agroceres/Binova, amplia o alcance das ações da unidade e fortalece o elo entre ciência e mercado.
    Os avanços em propriedade intelectual reforçam o impacto das ações da unidade no desenvolvimento científico e tecnológico. O aumento previsto nos registros de patentes e produtos inovadores indica não apenas produtividade técnica, mas também uma cultura de inovação cada vez mais consolidada. Dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mostram que entre 2014 e 2019, 76% dos registros de patentes no Brasil partiram de universidades públicas, demonstrando que essas instituições não só produzem conhecimento, mas movem-se em direção à proteção deste por meio da propriedade intelectual [MEC 2023]. Nesse cenário, a EMBRAPII desempenha papel estratégico ao promover a aproximação entre academia e setor produtivo, contribuindo para que a pesquisa acadêmica se converta em produtos, processos e tecnologias patenteáveis.
    Além disso, o projeto apoiado pela FAPEMIG tem papel fundamental na consolidação da Unidade como referência. O investimento fortalece a gestão, amplia a visibilidade institucional e aumenta a capacidade de prospecção de novas parcerias e fechamento de projetos. A melhoria dos fluxos administrativos e a adoção de uma comunicação estratégica vai permitir à unidade alcançar maior visibilidade e credibilidade, fatores essenciais para a captação de novos projetos e recursos externos. A ampliação e a capacitação da equipe contribuem para a consolidação de um modelo de gestão mais ágil, colaborativo e voltado a resultados.
    Cumpre mencionar que a integração com outras Unidades EMBRAPII, por meio de mentorias e eventos como o EMBRAPII Day, tem potencial para gerar sinergias tecnológicas e fortalecer o ecossistema nacional de inovação, tornando o modelo mais resiliente e eficiente. Vale ressaltar que as Unidades EMBRAPII não competem entre si, mas se complementam, cada uma com sua área de expertise, o que torna as parcerias interinstitucionais e os projetos em rede estratégicos para o compartilhamento de experiências, infraestrutura e desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas.
    Em síntese, a EMBRAPII/Zetta/UFLA vem avançando de forma consistente em sua estruturação e busca se consolidar como referência nacional em agricultura digital.

  5. Conclusão
    A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) desempenha papel estratégico no avanço da inovação no Brasil, atuando como elo entre ciência e setor produtivo. Seu modelo, baseado em cooperação, compartilhamento de riscos e contrapartida das empresas, tem se mostrado eficaz para impulsionar a inovação tecnológica e a competitividade da indústria.
    A experiência da Unidade EMBRAPII Zetta/UFLA evidencia a importância de unidades especializadas que aproximem a pesquisa científica das demandas do mercado, especialmente no agronegócio. A Unidade busca se consolidar como referência em agricultura digital, demonstrando que a articulação entre conhecimento científico, infraestrutura tecnológica e parcerias é essencial para promover soluções sustentáveis e de impacto.
    O fortalecimento da Unidade, por meio do projeto financiado pela FAPEMIG, permitirá ampliar a equipe, modernizar a gestão, adquirir equipamentos e implementar estratégias de comunicação institucional, aumentando eficiência, visibilidade e credibilidade junto a parceiros acadêmicos e empresariais.
    Como perspectiva, espera-se que as ações de fortalecimento em curso ampliem a capilaridade da EMBRAPII Zetta/UFLA, permitindo a prospecção de novas empresas parceiras, o desenvolvimento de novos projetos e o apoio cada vez mais efetivo à inovação tecnológica aplicada ao agronegócio brasileiro. Dessa forma, a Unidade reafirma seu compromisso com a geração de conhecimento, o desenvolvimento de soluções sustentáveis e a promoção de uma agricultura cada vez mais digital, inteligente e conectada, fortalecendo o papel do Brasil como referência global em inovação agroindustrial.

Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro da agência FAPEMIG pelo incentivo a pesquisa.

  1. Referências
    BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Universidades públicas registram mais patentes que empresas no Brasil. Vitrine Tecnológica / MEC, 11 dez. 2023. Disponível em: https://vitrinetecnologica.mec.gov.br/noticias/183-universidades-publicas-registram-mais-patentes-que-empresas-no-brasil. Acesso em: 8 out. 2025.
    CAMARGOS, Ailton. Pesquisa documental: abordagens qualitativas e fenomenológicas. Revista Brasileira de Educação e Cultura (RBEC), 2022. ISSN 2237-3098.
    CUNHA, Eliza Catarina Bezerra; FRANCO, Mário. Parceria entre universidade privada e entidade empresarial: um estudo de caso. Research, Society and Development, v. 3, n. 1, p. 33–54, 2016.
    EMBRAPII – Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Manual de Operações das Unidades EMBRAPII. Versão 6.0, 2020. Disponível em: https://embrapii.org.br/wp-content/uploads/2025/01/Manual_EMBRAPII_UE_versao-6.0-de-20.10.20.pdf. Acesso em: 7 out. 2025.
    EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Quem somos. 2025. Disponível em: https://embrapii.org.br/sobre-a-embrapii/. Acesso em: 7 out. 2025.
    EMBRAPII. Unidade EMBRAPII Zetta/UFLA. 2025. Disponível em: https://embrapii.org.br/unidades/sistemas-inteligentes-em-geotecnologia-e-agronegocio-zetta-ufla/. Acesso em: 7 out. 2025.
    GORDON, José Luis; STALLIVIERI, Fabio. Embrapii: um novo modelo de apoio técnico e financeiro à inovação no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 331–362, 2019. DOI: 10.20396/rbi.v18i2.8653648.
    MEGETO, Guilherme Augusto Silva et al. Artificial intelligence applications in the agriculture 4.0. Revista Ciência Agronômica, v. 51, n. spe, p. e20207701, 2020.
    REIS, Marcelo Montalvão. Análise da contribuição do modelo EMBRAPII para os objetivos do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação para a inovação no ambiente produtivo. 2022.
    SCHEFER, Cláudio Francisco. EMBRAPII e sua relevância como instrumento de política de ciência, tecnologia e inovação. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
    UNIDADE EMBRAPII ZETTA/UFLA. Estruturação e fortalecimento da Unidade EMBRAPII ZETTA por meio de ações estratégicas de prospecção, comunicação e aprimoramento da eficiência operacional. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2025. Plano de trabalho referente ao Edital nº 003/2025 – FAPEMIG: Fortalecimento das Unidades EMBRAPII. Processo: API-00085-25. Documento interno, não publicado.
Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Expandido

Autores

Deila Pereira Pinto (Egresso) Jaqueline da Costa (UFLA) Amanda Lima Vilela (UFLA) Francisco Caio Vasconcelos (UFLA) Jose Roberto Pereira (UFLA) Andressa Resende Paviani (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais