Descrição
A Mentha spicata é uma planta medicinal, aromática e condimentar, com potencial uso nas indústrias farmacêuticas, alimentícias e perfumaria. A luz é um dos fatores que influenciam diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas. Objetivou-se avaliar o efeito de malhas coloridas no teor de pigmentos fotossintéticos em plantas de M. spicata. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições com cinco plantas por repetição, totalizando 100 plantas; cultivadas em vasos de 10dm3 contendo a mistura de 2:1:1 de solo, areia e esterco respectivamente, sendo a dose de esterco de 9 Kg m-2. Os tratamentos experimentais foram: cultivo em malhas 50% de sombreamento na cor azul, preta, vermelha e sob pleno sol, conduzido até 70 dias após o transplantio das mudas. Para análise de quantificação de pigmentos fotossintéticos clorofila a, b e carotenóides, foram coletadas três folhas por repetição de cada tratamento; amostras de 50 mg da matéria fresca das folhas foram homogeneizadas em 10 mL de dimetilsulfóxido (DMSO) saturado com carbonato de cálcio (CaCO3), incubadas em estufa à temperatura de 65ºC por 24h, e a leitura em espectrofotômetro nos comprimentos de onda 649, 665 e 480 nm, para clorofila a e b, e carotenóides respectivamente. As malhas de sombreamento influenciaram de forma positiva no teor de clorofila a, b e carotenóides nas plantas, o cultivo em malha preta apresentou significativamente maior teor de clorofila a e carotenóides (0,98 e 0,24 mg.g-1) respectivamente, sendo o menor teor de clorofila a encontrado no cultivo em pleno sol (0,70 mg.g-1); em relação a clorofila b as plantas cultivadas em pleno sol (0,35 mg.g-1) obtiveram maior conteúdo; para clorofila total as malhas azul (1,21 mg.g-1) e preta (1,28 mg.g-1) foram superior aos demais tratamentos. Conclui-se que o cultivo de M. spicata nas malhas preta e azul favoreceram o aumento do teor de pigmentos fotossintético exceto para clorofila b.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|