10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Inovação pedagógica no ensino superior em administração: uma aprendizagem transformadora

12 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Administração 3º Dia

Descrição

O presente estudo investiga como a criação de jogos educativos, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD), na Teoria dos Jogos e na perspectiva da aprendizagem transformadora, pode constituir uma metodologia inovadora no ensino superior de Administração. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina Práticas Integradas – Gerenciando Recursos, do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), onde os estudantes foram desafiados a atuarem como empreendedores e a desenvolverem jogos voltados à educação financeira para turmas de uma escola pública estadual do município. A proposta metodológica, sustentada por princípios da pesquisa-ação, articulou teoria e prática por meio de um processo vivencial dividido em oito etapas inspiradas em jogos clássicos de tabuleiro. Essa estrutura lúdica e progressiva promoveu o engajamento discente, o desenvolvimento de competências empreendedoras e socioemocionais e o fortalecimento do pensamento crítico e reflexivo. A partir da interação colaborativa entre universidade e escola pública, os participantes experienciaram um processo de aprendizagem transformadora em que o conhecimento emerge da reflexão crítica sobre crenças e práticas, provocando mudanças de perspectiva.Os resultados evidenciaram alto índice de aprovação dos jogos (acima de 80% quanto à clareza, jogabilidade e relevância pedagógica) e demonstraram que a ABD e a Teoria dos Jogos favoreceram a internalização de conceitos financeiros por meio da cooperação, competição e tomada de decisão estratégica. Além disso, a experiência revelou impacto social expressivo ao aproximar a formação universitária da realidade educacional básica, estimulando nos estudantes o compromisso ético e transformador com a sociedade. Conclui-se que a integração entre Aprendizagem Baseada em Desafios, Teoria dos Jogos e Aprendizagem Transformadora constitui um modelo pedagógico inovador, capaz de articular conhecimento, prática e reflexão crítica, promovendo o protagonismo discente e uma aprendizagem significativa e emancipadora no ensino superior em Administração.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Andressa Furtini (UFLA)

Co-autor

Daniela Andrade (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais