10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO LÚDICO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA “INTERFACES ENTRE JOGO, BRINCADEIRA, BRINQUEDO E A EDUCAÇÃO” NO PPGE/UFLA

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação Física 2º Dia

Descrição

Este trabalho apresenta reflexões sobre o fenômeno lúdico na formação docente, a partir da experiência vivenciada na disciplina Interfaces entre Jogo, Brincadeira, Brinquedo e a Educação, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, fundamentado em Bondía (2002), que destaca o potencial transformador, subjetivo e significativo dessa abordagem. A mencionada disciplina foi estruturada em três eixos, quais sejam: fundamentos epistemológicos do fenômeno lúdico; diálogos (im)pertinentes entre jogo e educação escolar; e a produção do conhecimento sobre jogo, brinquedo e brincadeira nas pesquisas educacionais. Ao longo das aulas, foram estudados autores clássicos e contemporâneos que concebem o jogo enquanto fenômeno cultural, educativo e fundante ao desenvolvimento humano. Os desdobramentos da experiência mostraram que o jogo constitui uma dimensão pedagógica potente, capaz de transformar práticas docentes e contribuir para o desenvolvimento integral dos sujeitos em formação. Evidenciou-se ainda a importância de compreender o conceito de lúdico e o caminho heurístico do jogo para estruturar o trabalho pedagógico de forma intencional. Por fim, considera-se que o jogo, além de elemento cultural e social, configura-se como prática formativa indispensável para a construção de uma educação crítica, inclusiva e conectada às demandas contemporâneas e aos desafios sociais emergentes.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Bianca Lúcia de Almeida

Co-autor

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais