Descrição
Palavras-chave: Avaliação do ciclo de vida (ACV), PS, PP, TPS e PLA.
O estudo analisa e compara compósitos plásticos de bases diferentes: o polipropileno (PP), o poliestireno (PS), o termoplástico (TPS) e o ácido polilático (PLA) e seus respectivos impactos no ambiente marinho. A partir de dados secundários, e, da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) fundamentada na metodologia estabelecida pela ISO 14040. Foi analisada a produção de embalagens plásticas de 200ml de cada um dos compósitos supracitados, com unidade funcional 1 kg de plástico, uma análise do berço ao túmulo. A análise de inventário destaca o consumo de insumos necessários à cadeia produtiva, suas emissões e respectivos impactos ambientais. Com foco voltado para a resistência mecânica e friagem. A partir das análises do módulo de Yong(MPa), densidade (g/cm3), Índice Material (Stiffness) e fator de resistência mecânica (MSF), e das análises de ACV trabalho concluiu que o compósito menos impactante é o PLA, seguido do PP e do PS, e, o mais poluente é o TPS. Apesar do TPS ser um compósito produzido a partir de amido vegetal, a sua resistência mecânica e de elasticidade fraca demandando mais material por unidade produzida, impactando de forma mais aguda o meio ambiente. Na categoria de impacto eutrofização marinha, o Nitrato (NO₃⁻) em excesso, contribui para eutrofização e floração de algas nocivas, Amônio (NH₄⁺/NH₃) além da eutrofização, pode ser diretamente tóxico para organismos aquáticos. Ambos alteram a qualidade da água marinha, ameaçam a biodiversidade e afetam atividades humanas como pesca e turismo. Na categoria ecotoxicidade o Cr(VI) e Zn(II) são os principais contribuintes para a ecotoxicidade marinha devido à sua toxicidade aguda e efeitos oxidativos. O V e Cu²⁺ também apresentam riscos relevantes, com destaque para os efeitos em algas, filtradores e cadeias alimentares. A aparente superioridade dos materiais convencionais revela que as metodologias atuais não captam os benefícios da biodegradabilidade, sobretudo na redução de microplásticos, indicando a necessidade de revisão nos modelos de avaliação.
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