10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Coordenação Pedagógica na Perspectiva da Educação Infantil em um Município do Sul de Minas: Formação de Formadores na Escola

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação 2º Dia

Descrição

Escola e professor possuem uma relação essencial para a aprendizagem e evolução dos alunos. O professor atua como mediador do conhecimento e a escola fornece a estrutura para que essa ação aconteça. É na escola que os professores se deparam com desafios diários, com as necessidades específicas daquele local, sendo indispensável que estes recebam apoio e formação que contribuirão para a prática da docência. A formação continuada, a capacitação e atualização dos professores são essenciais para a resolução dos problemas enfrentados. Dentro do contexto escolar, a coordenação pedagógica assume um papel de destaque, sendo um agente articulador dos processos formativos, uma liderança pedagógica que estimula a reflexão conjunta e que implementa melhorias para a educação. Sua função desempenhada com efetividade, proporciona uma boa condução dos relacionamentos internos e externos da instituição, envolvendo toda equipe gestora, professores, alunos e familiares. Uma saudável cooperação entre professores e coordenadores acontece onde ambos agem observando, discutindo e planejando novas ações diante dos obstáculos, levando o grupo a reflexão individual e coletiva a fim de atingir os objetivos desejados para a escola. Neste propósito, este estudo irá analisar a percepção dos coordenadores pedagógicos da educação infantil da rede municipal de educação de Lavras-MG, em relação à formação de professores centrada na escola para a ressignificação de sua própria prática, na perspectiva da ação-reflexão, frente às diretrizes educacionais. A pesquisa será de abordagem qualitativa, explorando as experiências, as motivações e os comportamentos dos coordenadores pedagógicos. Para obtenção de dados, será formulado um questionário composto por blocos temáticos, investigando as atuações profissionais dos coordenadores no ambiente escolar, mantendo sempre a identidade deste profissional preservada. O uso desta ferramenta possibilitará uma coleta de dados de forma padronizada e eficiente. A pesquisa buscará gerar conhecimentos que sejam relevantes para a formação dos professores na educação infantil. Após os produtos coletados, será realizada a análise e discussão, elaborando um Caderno Didático do Plano de Ação (CDPA) como apoio para as escolas, para complementar o material didático do coordenador, contendo ações formativas para auxiliar nas práticas educacionais diante das necessidades educativas da instituição e da educação em geral.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Geysiane Mesquita (UFLA)

Co-autor

Bethânia Bittencourt Costa e Silva (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais