Descrição
A descarbonização do setor de aviação, responsável por 2% das emissões antropogênicas globais de CO₂-eq, representa um dos principais desafios para a mitigação dos gases de efeito estufa no contexto da transição energética global. Nesse cenário, os biocombustíveis sustentáveis de aviação (SAF’s) produzidos a partir de culturas agroenergéticas, configuram-se como alternativa estratégica ao combustível derivado de petróleo. Este estudo tem como objetivo avaliar as emissões de gases de efeito estufa provenientes da queima do SAF obtido a partir do óleo de polpa de macaúba. A metodologia adotada seguiu as diretrizes das normas ISO 14040/14044, com modelagem realizada no software SimaPro, considerando como unidade funcional 1 tonelada de SAF produzido, sendo a fronteira do sistema definida como cradle-to-grave e os impactos avaliados pelo método ReciPe 2016 Midpoint (H). Os resultados do SAF revelaram emissões de 1340 Kg de CO₂-eq, representando uma redução de 65 % em comparação ao combustível fóssil. Tais dados, evidenciam o potencial do SAF derivado da macaúba como uma rota tecnológica para a mitigação das emissões no setor de aviação civil, configurando-se como uma alternativa estratégica para o cumprimento das metas globais de descarbonização e para o fortalecimento da transição energética em escala mundial.
Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG
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