10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

GANHO DE SELEÇÃO EM PROGÊNIES DE FEIJÃO-COMUM DO GRUPO COMERCIAL VERMELHO VISANDO PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMERCIAL DE GRÃOS

12 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Genética e Melhoramento de Plantas 3º Dia

Descrição

Minas Gerais é um dos maiores produtores de feijão-comum, com o feijão vermelho destacando-se nas mesorregiões da Zona da Mata e do Campo das Vertentes pela sua importância econômica e cultural. Apesar da cultivar BRSMG Marte destacar-se quanto a arquitetura ereta de plantas, elevada produtividade e boa qualidade comercial dos grãos, persiste a demanda por novas cultivares que superem a atualmente cultivada pela maioria dos produtores. Diante disso, o programa de melhoramento do feijoeiro da Universidade Federal de Lavras (UFLA) concentra esforços no desenvolvimento de linhagens superiores para esses caracteres. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar 115 progênies F2:5 de feijão vermelho para predizer o ganho de seleção, considerando a produtividade e o aspecto comercial dos grãos. O estudo foi conduzido na safra da seca de 2025, no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFLA, localizado em Lavras-MG, utilizando o delineamento Látice Quadrado Triplo, com seis testemunhas (Ouro Vermelho, BRSMG Marte, VR22, Vermelhinho, CT17 e BRSMG UAI). Cada parcela foi constituída por uma linha de 2 metros de comprimento, com espaçamento de 0,6 m entre linhas e densidade de plantio de 15 sementes por metro. A produtividade de grãos foi determinada após a colheita, mediante pesagem da produção por parcela e posterior estimativa da produtividade média por tratamento em kg.ha-1. O aspecto comercial dos grãos foi avaliado por meio de uma escala de notas de 1 a 5, sendo o valor 1 correspondente ao padrão ideal (caracterizado por coloração do tegumento vermelho intenso e com brilho, grãos graúdos com massa de 100 grãos entre 25 a 27 gramas e formato elíptico). O ganho de seleção para ambas as características foi predito mediante seleção das progênies com nota média inferior a 2,5 para o aspecto comercial dos grãos. As análises individuais de variância e a estimação dos parâmetros genéticos foram realizadas utilizando o software GBS (Genetics, Breeding and Statistics). Observou-se variabilidade genética significativa para ambos os caracteres. O aspecto comercial dos grãos demonstrou alta herdabilidade (0,87), enquanto a herdabilidade da produtividade atingiu 0,35. A seleção direta mantendo apenas progênies com nota inferior a 2,5 para qualidade visual, demonstrou ser uma estratégia eficaz, resultando em um ganho de seleção de −26,7% para o aspecto comercial. Entretanto, o ganho esperado para produtividade de grãos foi de apenas 0,9%, considerado de baixa magnitude.

Palavras-chave: Phaseolus vulgaris L.; melhoramento genético; seleção.

Agradecimentos: Os autores agradecem à Universidade Federal de Lavras, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), por meio do Código de Financiamento 001, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo apoio financeiro.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Fernanda de Macêdo Silva (UFLA)

Co-autores

Ana Luisa Oliveira Silva (UFLA) Elaine Souza (UFLA) José Eustáquio de Souza Carneiro (Universidade Federal de Viçosa) Tiago de Souza Marçal (UFLA) Vinícius Quintão Carneiro (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais