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O Teorema de Euler para poliedros e algumas aplicações

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
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Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Matemática em Rede Nacional – PROFMAT 1º Dia

Descrição

O Teorema de Euler para poliedros e algumas aplicações
Yasmin de Oliveira Laraia1, Fernando Lourenço1
1Departamento de Matemática e Matemática Aplicada /ICET – Universidade Federal de Lavras (UFLA) Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
yasmin.laraia@estudante.ufla.br, fernando.lourenco@ufla.br

Palavras-chave: Teorema de Euler, Poliedros, Geometria.

O Teorema de Euler estabelece que, para qualquer poliedro convexo, vale a relação V-A+F=2, em que V é o número de vértices, A o número de arestas e F o número de faces. Publicado por Leonhard Euler em 1758, esse resultado unifica propriedades geométricas e topológicas, e é considerado um dos marcos da transição da geometria clássica para a topologia moderna.
Sob a ótica topológica, para toda superfície compacta e orientável, a relação V-A+F se generaliza como a Característica de Euler χ. Para superfícies homeomorfas à esfera, χ=2, e a um toro χ=0. Essa generalização fundamenta a classificação de superfícies e o conecta o Teorema à homologia simplicial, em χ corresponde à soma alternada dos números de Betti e descreve propriedades topológicas essenciais.
As aplicações do Teorema abrangem diferentes áreas. Na geometria clássica, justifica a existência exclusiva dos cinco sólidos de Platão. Na teoria dos grafos, a relação de Euler é essencial para o estudo de grafos planares e fornece a base combinatória utilizada em resultados de coloração, entre eles o Teorema das Quatro Cores. Em engenharia, arquitetura e computação gráfica, assegura a consistência topológica de malhas poligonais usadas em cálculos estruturais e simulações.
Assim, o Teorema de Euler sintetiza uma propriedade universal das formas convexas e inaugura uma visão topológica, permanecendo como um dos resultados mais influentes e elegantes da matemática com aplicações em diversas áreas do conhecimento.
No ensino, o Teorema pode ser explorado em diferentes níveis escolares: no Ensino Fundamental, por meio da contagem de vértices, arestas e faces em poliedros simples, favorecendo a observação e a descoberta de padrões; no Ensino Médio, como ferramenta para compreender propriedades da geometria espacial e transitar do caráter empírico para o dedutivo; e no Ensino Superior, associado a demonstrações e à característica de Euler, estabelecendo conexões com a topologia. Essa progressão didática permite que o teorema seja tanto um recurso introdutório acessível quanto um elo entre diferentes áreas da matemática.

Referências
FILHO, Z. A. Uma demonstração elementar do Teorema de Euler para poliedros. Revista do Professor de Matemática, São Paulo: SBM, n. 3, p. 15–20, 1983.

LIMA, E. L. A característica de Euler-Poincaré. Revista Matemática Universitária, n. 1, 1985.

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Autor

Yasmin de Oliveira Laraia (UFLA)

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