Descrição
O ensino dos números reais no 9º ano do Ensino Fundamental frequentemente apresenta obstáculos, como dificuldades conceituais na distinção entre números racionais e irracionais e um baixo engajamento dos estudantes, especialmente quando abordado de forma excessivamente formal. Diante desse desafio, esta pesquisa investigou a integração de duas estratégias alternativas: a História da Matemática e os jogos digitais. O estudo teve como objetivo analisar as contribuições de uma proposta didática que articula a História da Matemática com um jogo digital de RPG para a compreensão conceitual dos números reais e para a motivação discente.
A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com uma turma do 9º ano de uma escola pública mineira. Foi elaborado e aplicado o jogo de RPG O Guardião da História da Matemática: O Legado dos Números, integrado a uma sequência didática. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações e produções dos estudantes, analisados em categorias como compreensão conceitual, percepção histórica e engajamento com o jogo.
Os resultados evidenciaram avanços na distinção entre números racionais e irracionais, maior valorização da perspectiva histórica e expressivo aumento da motivação discente. Conclui-se que a integração entre História da Matemática e jogos digitais constitui uma ferramenta didática promissora para ressignificar o ensino dos números reais, tornando-o mais atrativo e compreensível. A proposta demonstrou ser uma estratégia metodológica alternativa e passível de adaptação para outros conteúdos da Educação Básica, superando a abordagem puramente formal e contribuindo para um aprendizado mais profundo e contextualizado.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|