Descrição
Palavras-chave: Universitários, chocolate, redes sociais.
Área do trabalho: Mestrado em Nutrição e Saúde. Programa de Pós - Graduação em Nutrição e Saúde
Introdução: O uso crescente em redes sociais tem gerado preocupações quanto à sua influência nos hábitos alimentares, especialmente entre jovens adultos. Objetivo: Avaliar o perfil sociodemográfico de universitários consumidores de chocolate e usuários de redes sociais. Metodologia: Estudo realizado na Universidade Federal de Lavras no mês de setembro de 2025. Foram recrutados estudantes de graduação e pós - graduação com idade entre 18 e 35 anos. O projeto foi aprovado com o parecer CAAE 73307423.0.0000.5148. Elaborou-se um questionário sociodemográfico contendo as seguintes informações: idade; sexo; aluno; diagnóstico médico de transtorno mental; uso de medicamentos psiquiátricos; tempo médio de uso de telas; redes sociais mais utilizadas; se segue perfis de saúde/fitness nas redes sociais; frequência de consumo de chocolate; tipo de chocolate mais consumido. Resultados: Foram coletados dados de 95 participantes. Destes, 23,2% tinham 20 anos de idade e 71,6% das participantes eram do sexo feminino. A maioria dos participantes (77,9%) eram alunos de graduação. Em relação aos transtornos mentais, o mais prevalente foi a ansiedade, com 27,4% dos participantes. Mas 80% dos participantes não utilizam medicamentos psiquiátricos. A maioria dos participantes (40%) relatou uso de tela entre 4 - 6 horas/dia. As redes sociais mais utilizadas pelos participantes foram: Instagram® (86,3%), Tik Tok® (53,7%) e YouTube® (29,5%) e 82,1% dos participantes relataram seguir algum perfil com o tema de saúde/fitness. Quanto ao chocolate, 70,3% dos participantes relataram consumir entre 1 - 3 vezes por semana, sendo o mais comum o ao leite, com 63,2% dos participantes. Conclusão: Os universitários apresentam alto uso de telas e estão presentes nas redes sociais. O consumo de chocolate é frequente, e são necessários estudos para verificar como as redes sociais impactam no hábito de consumo.
Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro da agência FAPEMIG.
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