Descrição
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de dissertação intitulada: “Um olhar sob as análises de campanhas publicitárias de utilidade pública realizadas por inteligência artificial: potencialidades e limitações”. O objetivo é observar como a inteligência artificial realiza análises de campanhas e quais aspectos são considerados em comparação à leitura de um pesquisador humano fundamentado na Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006), vinculada à Semiótica Social. Neste recorte, será analisado o vídeo de conscientização à respeito da quantidade de produção e consumo de plástico no país, publicado no perfil oficial da ONU Brasil no Instagram, com foco em três critérios da GDV: representacional (formas narrativas e conceituais de construção dos atores sociais), interacional (estratégias de engajamento e posicionamento frente ao espectador) e composicional (organização de elementos visuais em termos de valor da informação, saliência e moldura). Pretende-se, assim, comparar os resultados da análise proposta por um chatbot com a leitura realizada por um pesquisador humano, identificando elementos multimodais reconhecidos ou ignorados pela inteligência artificial. A investigação busca discutir as potencialidades e limitações do uso da IA na leitura multimodal, destacando sua relevância para o debate contemporâneo sobre tecnologia e práticas discursivas.
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