Descrição
O objetivo deste estudo se direciona para a tarefa de analisar as potencialidades e as limitações do ChatGPT para o processo de revisão de resumos acadêmicos, com relação às dimensões ortográficas, gramaticais, textuais e discursivas. Esta pesquisa se filia ao campo teórico da Linguística Aplicada. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental. No contexto do estudo bibliográfico, esta pesquisa delimita a discussão no uso do ChatGPT na educação; nos estudos sobre o gênero resumo acadêmico; no processo de revisão de textos e o uso do ChatGPT para revisão de textos. Além disso, são tratados pontos fundamentais, como a elaboração e o uso adequado de prompts. Com relação à pesquisa documental, foi feita uma análise de 3 (três) resumos acadêmicos produzidos por discentes de graduação e de pós-graduação, em versões iniciais, submetidas para revisão, para, posteriormente, serem encaminhados para um congresso acadêmico. A análise dos resultados das correções do ChatGPT realizadas em resumos acadêmicos foi averiguada mediante a leitura de autores como Coelho e Antunes (2010), Ribeiro e Romano (2024), Oliveira (2024), Pereira e Barros (2023), Melo et al. (2025), além da proposta da plataforma Webleia. Como resultado preliminar, foi possível evidenciar que, embora o ChatGPT faça apontamentos relevantes para a revisão dos resumos, é necessário o acompanhamento de um revisor experiente, para que a ferramenta alcance as expectativas de revisar esse gênero acadêmico, de modo a contemplar as diferentes dimensões (ortográficas, gramaticais, textuais e discursivas) e contribuir para a qualificação dos textos e para o adequado atendimento às demandas acadêmicas.
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