Descrição
Este trabalho tem como objetivo compreender as experiências de lazer de jovens do ensino médio em uma escola pública situada em região periférica do Sul de Minas Gerais. A pesquisa ancora-se em uma perspectiva crítica que entende o lazer como fenômeno sociocultural, polissêmico e produtor de sentidos, e a juventude como categoria social plural, constituída por diferentes contextos e trajetórias. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, realizado por meio de oficinas pedagógicas e círculos de cultura, nos quais os jovens participantes registraram suas vivências de lazer através de narrativas e fotografias. Os dados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo, em diálogo com a perspectiva cartográfica, possibilitando a construção de uma cartografia das práticas e sentidos atribuídos ao lazer. Os resultados evidenciam que o lazer, no cotidiano juvenil, constitui-se como espaço de sociabilidade, criação cultural e construção de identidades, mas também revela limites impostos por desigualdades sociais e territoriais. Conclui-se que a pesquisa contribui para o campo dos Estudos do Lazer e das Juventudes, ampliando a visibilidade das experiências juvenis e apontando caminhos para práticas educativas e políticas públicas que valorizem os jovens como protagonistas de suas próprias vivências.
Palavras-chave: Juventudes; Lazer; Escola; Cartografia; Experiências Juvenis.
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