Descrição
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades metodológicas do uso de dispositivos audiovisuais e ferramentas virtuais interativas na produção de dados qualitativos junto a jovens do ensino médio em uma escola pública do Sul de Minas Gerais. A pesquisa ancora-se em uma perspectiva crítica do lazer como fenômeno sociocultural e polissêmico, e da juventude como categoria plural, situada em múltiplos contextos. Metodologicamente, foram desenvolvidas oficinas pedagógicas inspiradas nos círculos de cultura, nas quais os participantes produziram e compartilharam narrativas e registros fotográficos e audiovisuais. Além disso, grupos virtuais no WhatsApp foram utilizados como espaço de coleta e troca de imagens, vídeos e relatos, ampliando as possibilidades de expressão dos sujeitos. Essa combinação de metodologias visuais e digitais configurou-se como estratégia potente de acesso ao saber da experiência, permitindo captar sentidos e significados atribuídos ao lazer para além de descrições objetivas. Os resultados indicam que o uso articulado de ferramentas audiovisuais e virtuais potencializa a construção de uma cartografia das vivências juvenis, ao mesmo tempo em que valoriza a voz, a criatividade e a autonomia dos participantes. Conclui-se que tais abordagens contribuem para o campo dos Estudos do Lazer e da Pesquisa Qualitativa, evidenciando a relevância de metodologias inovadoras para compreender experiências socioculturais em contextos periféricos.
Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Audiovisual; Juventudes; Lazer; Cartografia.
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