10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Qualidade física e industrial de grãos em populações segregantes de arroz de terras altas oriundas de programa de seleção recorrente

11 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Genética e Melhoramento de Plantas 2º Dia

Descrição

Os programas de melhoramento genético da cultura do arroz de terras altas no Brasil têm apresentado como objetivo principal o desenvolvimento de cultivares precoces e produtivas. Para reunir alelos favoráveis a esses atributos, o Programa de Melhoramento Genético de Arroz de Terras Altas da UFLA adota a seleção recorrente como estratégia. Entretanto, para garantir a aceitação do produto pelo mercado consumidor, é igualmente necessário que os grãos apresentem qualidade física e industrial. Nesse contexto, objetivou-se identificar, entre as populações segregantes pertencentes ao primeiro ciclo de seleção recorrente, aquelas mais promissoras para o desenvolvimento de linhagens que combinem elevado rendimento de grãos inteiros com grãos longos e finos. Foram avaliadas 21 populações S0 do primeiro ciclo (CI), juntamente com as testemunhas BRSMG Caçula e BRS Esmeralda. O experimento foi implantado na safra 2023/24, em delineamento experimental de blocos completos casualizados (DBC), com três repetições, e parcelas compostas por 15 linhas de 4 metros, espaçadas 0,3 metros. Os caracteres avaliados foram renda e rendimentos de grãos inteiros e relação comprimento/largura (C/L). Os dados foram submetidos à verificação dos pressupostos básicos, análise de variância e teste de Scott-Knott, todas conduzidas no software R. Foram observadas diferenças significativas (P ≤ 0,05) para todas as características. As médias estimadas para renda de grãos e rendimento de grãos inteiros foram de 70,14% e 47,02%, respectivamente. Doze populações superaram a média em renda de grãos, sendo que oito delas também se destacaram em rendimento de grãos inteiros. As populações apresentaram uma média de relação C/L de 3,44, superior à das testemunhas (3,24), sendo que quinze delas exibiram os maiores valores. Ressalta-se, contudo, que embora tenham sido observadas diferenças significativas na relação C/L, nenhuma das populações apresentou valor inferior a 2,75. Assim, todas foram classificadas como de grãos longos e finos (Brasil, 2012). Destacam-se S0CIP-7, S0CIP-11, S0CIP-14 e S0CIP-17, que apresentaram desempenho promissor para todas as características avaliadas. Portanto, mesmo com foco em precocidade e produtividade, o programa de seleção recorrente foi eficaz na obtenção de populações de arroz de terras altas com qualidade física e industrial de grãos compatível com os padrões do mercado.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Isadora Guedes (UFLA)

Co-autores

Gleice Aparecida da Silva Lima (UFLA) Karen Eduarda do Lago (UFLA) Eduarda Rosa (UFLA) Janine Guedes (EPAMIG) Flavia Botelho (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais