10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Ganhos esperados com diferentes critérios de seleção de linhagens de feijão vermelho

11 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Genética e Melhoramento de Plantas 2º Dia

Descrição

O feijão vermelho tem consumo e produção regionalizados no Brasil, especialmente nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas Gerais. Nesse contexto, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) conduz um programa de seleção recorrente com objetivo de obter linhagens de feijão vermelho com maior produtividade de grãos, com plantas com arquitetura ereta e melhor aspecto dos grãos. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto de diferentes critérios para selecionar linhagens de feijão vermelho com potencial para serem empregadas em blocos de recombinação. Em um experimento foram avaliadas 680 linhagens de feijão vermelho oriundas da população base do programa de seleção recorrente da UFLA. Esse experimento foi conduzido no município de Lavras na área experimental do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFLA durante safra da seca de 2024. O experimento foi conduzido em blocos aumentados com parcelas experimentais de uma linha de dois metros. As linhagens foram avaliadas quanto a arquitetura de plantas (ARQ), aspecto dos grãos (AG) e produtividade de grãos (PG). Foi realizada análise individual de variância para cada característica e foi estimada a herdabilidade. Foram selecionadas as 20 melhores linhagens em cada características para serem preditos os ganhos diretos e indiretos. O efeito de linhagens foi significativo para todas as características. Os coeficientes de variação para ARQ, AG e PG foram 26%, 12% e 18%, respectivamente. As estimativas de herdabilidade para estes caracteres foram 0,58, 0,88 e 0,43. Quando a seleção foi realizada com foco em PG, obteve-se uma predição de ganho de 28% para esse caráter. No entanto, para AG, o ganho indireto esperado foi de 3% e para ARQ observou-se um ganho negativo de 4%. Quando o critério de seleção foi ARQ, observou-se um ganho direto de 44%, além de ganhos indiretos de 5% e 7% para AG e PG, respectivamente. Por fim, ao selecionar para AG, observou-se um ganho predito direto de 71%, com efeitos positivos de 23% para ARQ e 3% para PG. Entre as linhagens selecionadas, destacam-se UFLAV2.10, em razão de seu desempenho superior tanto em ARQ, quanto em AG. Além dessa, destaca-se a UFLAV20.11 pela elevada produtividade e ótima qualidade comercial dos grãos.

Palavras chave: Phaseolus vulgaris L.; melhoramento genético; genética quantitativa.

Agradecimentos: Os autores agradecem à Universidade Federal de Lavras, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), por meio do Código de Financiamento 001, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo apoio financeiro.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Maria Brito (UFLA)

Co-autores

Fernanda de Macêdo Silva (UFLA) Maria Eduarda Torbitoni Agostinho (UFLA) Tiago de Souza Marçal (UFLA) Evandro Novaes (UFLA) Vinícius Quintão Carneiro (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais