10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Vidros fosfatos funcionalizados com pontos quânticos: Desafios no crescimento e aplicações em tecnologias ópticas e fotônica.

11 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Física 2º Dia

Descrição

Os vidros fosfatos têm recebido significativa atenção em diversos estudos científicos devido às suas propriedades ajustáveis, que os tornam potencialmente valiosos para diversas áreas tecnológicas. Entre suas características destacam-se: baixa temperatura de fusão, alta resistência à cristalização, transparência óptica elevada e possibilidade de síntese por métodos simples e de baixo custo. Graças a essas propriedades, os vidros fosfatos são utilizados em segmentos como óptica, fotônica e biomedicina. Recentemente, estudos sobre formação de QDs na matriz de vidros fosfatos tem sido objeto de pesquisa. Particularmente, a formação de QDs de CdSe nesse tipo de matriz vítrea tem se mostrado promissora para várias aplicações tecnológicas, como: óptica, fotônica, células solares, sensores de temperatura, dentre outras. Como existe poucos estudos sobre a formação desse tipo particular de QD em vidros fosfatos, isso justifica pesquisas mais aprofundadas sobre esse nanomaterial especificamente nessa matriz vítrea. Para essa pesquisa foram preparadas amostras para o sistema vítreo metafosfato (1-z)[0,475Zn(PO3)2+0,475NaPO3+0,05Al(PO3)3]+z[CdO+ZnSe] com z=0,015; 0,02; 0,03; 0,04 em mol%. Cada componente foi pesado em balança de precisão juntamente com os precursores para a formação dos QDs de CdSe (CdO e ZnSe), sendo fundidos conjuntamente a 1200C por 20min. Para as amostras obtidas pretende-se fazer DSC para determinar a temperatura de transição vítrea Tg e a seguir fazer o tratamento térmico para a formação dos QDs de CdSe. Após o tratamento térmico pretende-se fazer as seguintes caracterizações para verificar a formação dos QDs na matriz vítrea: Espectroscopia Raman, UV-vis, Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Fotoluminescência.

Agradecimentos
A UFLA, ao Departamento de Física e a FAPEMIG pelo apoio financeiro.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autores

Donizete Lopes Pereira (UFLA) Emelly Souza Queiroz (UFLA) Jefferson Esquina Tsuchida (UFLA) Saulo de Tácito Silveira Santos (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais