10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

A nanoemulsão do óleo essencial de Cymbopogon citratus L. aumenta sua bioatividade contra Chrysodeixis includens (Lepidoptera: Noctuidae)?

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Entomologia 1º Dia

Descrição

Chrysodeixis includens é praga-chave em cultura de soja e tem-se mostrado resistente a inseticidas sintéticos. O uso de produtos de origem botânicos pode ser uma estratégia viável para seu manejo. Os óleos essenciais (OEs), de modo geral, apresentam baixo período residual e a nanotecnologia pode colaborar para manter sua eficácia ao longo do tempo. Objetivou-se, no presente estudo, comparar a eficácia via ingestão do OE de capim-limão (Cymbopogon citratus L.) puro e em nanoemulsão, no controle de lagartas de segundo ínstar de C. includens. Os bioensaios foram conduzidos com insetos da criação do Laboratório de Ecotoxicologia e MIP - UFLA. A estimativa da CL50 do OE de C. citratus foi realizada com concentrações espaçadas em escala logarítmica de 30 a 100 μg/μL. A nanoemulsão foi formulada na concentração de 250 mg/mL em duas fases (fase 1: Tween 80 + água; fase 2: OE de C. citratus + Kholliphor® + água), homogeneizadas em UltraTurrax®. O OE de C. citratus e sua nanoemulsão foram solubilizados na concentração equivalente à CL50 do OE puro em 10 mL de solução aquosa de Tween 80 a 1% e incorporados a 100 mL de dieta artificial a uma temperatura de 28oC. Os controles negativos foram constituídos por dieta + água destilada, dieta + solução aquosa de Tween 80® a 1% e dieta + nanoemulsão sem adição de OE. Posteriormente, pedaços da dieta foram transferidos para tubos de vidro (10 cm × 2,5 cm), contendo uma lagarta de 48 h de idade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 60 repetições por tratamento. A sobrevivência foi avaliada à cada 24 h durante 168 h. As curvas de sobrevivência foram estimadas pelo método de Kaplan-Meier por meio do software R®. O OE de C. citratus foi tóxico para lagartas de segundo ínstar de C. includens (χ² = 5,3472; gl = 2; p < 0,0001), com CL50 de 68,44 mg/mL. A nanoemulsão resultou em 0% de sobrevivência das lagartas de C. includens em comparação à forma pura do OE (50%), com TL50 de 48 h. Dessa forma, a nanoemulsão obtida é uma estratégia promissora para aumentar a eficácia do OE de C. citratus no controle de lagartas de C. includens.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autores

Alejandro Sandria Díaz (UFLA) Dejane Santos Alves (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Geraldo Andrade Carvalho (UFLA) Júlia Assunção de Castro Oliveira (UFLA) Thalita Luz (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais