10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Efeito da secagem e uso de antibiótico na inoculação in vitro de eixos embrionários de Inga vera subsp. affinis (DC) TD.

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Engenharia Florestal 1º Dia

Descrição

Inga vera subsp. affinis é espécie estratégica na restauração ecológica, porém a alta recalcitrância de suas sementes dificulta a secagem e o armazenamento. Os eixos embrionários podem ser usados para conservação ex situ por meio do cultivo in vitro. O objetivo desse trabalho foi avaliar protocolo de inoculação in vitro de eixos embrionários de I. vera. O experimento foi conduzido no Laboratório de Cultivo in vitro de Espécies Florestais da UFLA, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial duplo 2x3, com dois tratamentos (sem e com antibiótico) e três tempos de secagem (0, 30 e 60 minutos), com 10 repetições. Os embriões ficaram imersos em solução de hipoclorito de sódio por 20 minutos. Em seguida, os eixos embrionários foram excisados e mantidos em PVP 20 mg.L⁻¹ até a excisão de todos. Após a excisão, os eixos foram lavados por 5 minutos em solução de hipoclorito de sódio e, depois, lavados três vezes em água deionizada. Eixos com umidade inicial de 72,7% foram inoculados imediatamente. Os demais foram secos em sílica gel por 30 e 60 minutos, atingindo 67,3 e 62,4% de umidade, respectivamente, e então inoculados em tubos de ensaio contendo 10 mL do meio de cultura a base de água e ágar, sem e com antibiótico (estreptomicina) (100 mg.L⁻¹). Os eixos ficaram 15 dias no escuro e, após esse período, os sobreviventes e não contaminados foram subcultivados em meio de cultura MS meia força com antibiótico. Após subcultivo, permaneceram em sala de crescimento à temperatura de 24 °C (±1°C), fotoperíodo de 16 horas em lâmpada LED branca. Aos 20 dias, foram avaliados sobrevivência, contaminação bacteriana e oxidação. Os tempos de secagem não influenciaram os resultados de sobrevivência, contaminação e oxidação. Apenas o meio com antibiótico influenciou os resultados, com maior sobrevivência (95%), menor oxidação (5%) e sem contaminação. Conclui-se que o uso de meio com antibiótico é indicado para inoculação in vitro de eixos embrionários de I. vera.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Cleise Rebelo Pimentel (UFLA)

Co-autores

Douglas Machado leite (UFLA) Gilvano Ebling Brondani (UFLA) José Marcio Faria (UFLA) Kyegla Beatriz Silva Martins (UFLA) Olivia Alvina Oliveira Tonetti (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais