10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Análise de Sobrevivência de Pacientes com Câncer de Útero Metastático: Fatores Prognósticos e Modelagem Paramétrica

11 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Estatística e Experimentação Agropecuária 2º Dia

Descrição

O câncer de corpo de útero representa um desafio clínico significativo com prognóstico reservado. Este estudo teve como objetivo analisar o tempo de sobrevida e identificar os principais fatores prognósticos em uma coorte de pacientes diagnosticadas com a doença já em estágio metastático.
Foi conduzida uma análise de sobrevida utilizando um banco de dados aberto da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Foram consideradas 476 pacientes diagnosticadas com câncer de útero e presença de metástase entre 2020 e 2024. O tempo de sobrevida foi estimado pelo método não paramétrico de Kaplan-Meier. O teste log-rank foi aplicado para avaliar a associação univariada entre variáveis clínicas/demográficas e a sobrevida. Foram ajustados modelos paramétricos (Exponencial, Weibull, Log-normal, Log-logístico e Gama), e o Critério de Informação de Akaike (AIC) foi utilizado para selecionar o modelo com melhor ajuste.
A sobrevida mediana global para a coorte foi de 408 dias. A taxa de censura observada foi de 37%. A análise univariada (log-rank) demonstrou que a idade (p<0.001), o tipo histológico (p<0.001), o tipo de tratamento realizado (p<0.001) e o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento (p<0.001) foram identificados como fatores estatisticamente significativos à sobrevida. Na modelagem paramétrica, a distribuição exponencial apresentou bom ajuste aos dados, o que foi evidenciado pelo TRV e confirmado por métodos gráficos de verificação de ajuste global.
O estudo evidencia o prognóstico desafiador de pacientes com câncer de corpo de útero metastático. Os resultados reforçam que, além de fatores não modificáveis como idade e histologia, o tipo de tratamento adotado é um fator determinante para a sobrevida neste grupo. A identificação da distribuição Exponencial como o modelo adequado fornece uma base metodológica sólida para futuras análises preditivas e para a construção de modelos prognósticos mais acurados para esta população.
Palavras-chave: Análise de Sobrevivência, Câncer de Útero, Metástase, Fatores Prognósticos.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Melissa Vicente (UFLA)

Co-autores

Geraldo Magela da Cruz Pereira (UFLA) Rafael Genaro (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais