Descrição
O estresse é uma resposta natural do organismo às situações que exigem adaptação, mas quando se torna intenso ou prolongado compromete a saúde física e mental. No contexto acadêmico, ele pode estar associado às múltiplas demandas enfrentadas pelos estudantes em suas vidas acadêmicas, sociais e pessoais. Além disso, a percepção de estresse pode variar conforme o sexo biológico, influenciado por fatores hormonais e culturais. Desta forma, objetivou-se com o presente estudo avaliar e comparar os escores de estresse percebido em estudantes universitários. Participaram do estudo 757 estudantes. Destes, 511 mulheres com idade de 24.7 anos (± 7.0) e 246 homens com idade de 26,3 anos (± 9.3). Os participantes responderam um formulário on-line (Google Forms) que continha um questionário sociodemográfico e a Escala de Estresse Percebido (PSS-14). O PSS-14 é um instrumento previamente validado de autorrelato composto por 14 itens que avaliam a frequência com que os indivíduos vivenciaram, nas últimas semanas, situações percebidas como imprevisíveis, incontroláveis ou estressantes. As questões utilizam uma escala do Likert de 5 pontos, contemplando tanto itens formulados de maneira negativa quanto positiva, o que permite mensurar de forma abrangente a percepção subjetiva de estresse. Foi utilizado o método de coleta snowball, no qual cada participante divulgou o questionário a seus pares. Os dados sociodemográficos foram descritos por médias, e os escores da PSS-14 comparados pelo teste t de Student (p < 0,05). A maioria dos participantes era composta por estudantes de graduação, correspondendo a 96% do grupo feminino e 95% do masculino, enquanto o restante representou a pós-graduação. Verificou-se que as participantes do sexo feminino apresentaram maiores escores na PSS-14 (x̄: 34; Md: 28–40) em comparação aos do sexo masculino (x̄: 28; Md: 22–36). Conclui-se que estudantes do sexo feminino apresentam maior percepção de estresse, ressaltando a importância de políticas públicas voltadas ao seu amparo.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|