10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Estudantes do Sexo Feminino apresentam Maiores Escores de Estresse Percebido

10 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Ciências da Saúde 1º Dia

Descrição

O estresse é uma resposta natural do organismo às situações que exigem adaptação, mas quando se torna intenso ou prolongado compromete a saúde física e mental. No contexto acadêmico, ele pode estar associado às múltiplas demandas enfrentadas pelos estudantes em suas vidas acadêmicas, sociais e pessoais. Além disso, a percepção de estresse pode variar conforme o sexo biológico, influenciado por fatores hormonais e culturais. Desta forma, objetivou-se com o presente estudo avaliar e comparar os escores de estresse percebido em estudantes universitários. Participaram do estudo 757 estudantes. Destes, 511 mulheres com idade de 24.7 anos (± 7.0) e 246 homens com idade de 26,3 anos (± 9.3). Os participantes responderam um formulário on-line (Google Forms) que continha um questionário sociodemográfico e a Escala de Estresse Percebido (PSS-14). O PSS-14 é um instrumento previamente validado de autorrelato composto por 14 itens que avaliam a frequência com que os indivíduos vivenciaram, nas últimas semanas, situações percebidas como imprevisíveis, incontroláveis ou estressantes. As questões utilizam uma escala do Likert de 5 pontos, contemplando tanto itens formulados de maneira negativa quanto positiva, o que permite mensurar de forma abrangente a percepção subjetiva de estresse. Foi utilizado o método de coleta snowball, no qual cada participante divulgou o questionário a seus pares. Os dados sociodemográficos foram descritos por médias, e os escores da PSS-14 comparados pelo teste t de Student (p < 0,05). A maioria dos participantes era composta por estudantes de graduação, correspondendo a 96% do grupo feminino e 95% do masculino, enquanto o restante representou a pós-graduação. Verificou-se que as participantes do sexo feminino apresentaram maiores escores na PSS-14 (x̄: 34; Md: 28–40) em comparação aos do sexo masculino (x̄: 28; Md: 22–36). Conclui-se que estudantes do sexo feminino apresentam maior percepção de estresse, ressaltando a importância de políticas públicas voltadas ao seu amparo.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Darlene Ferreira (UFLA)

Co-autores

Alan Eduardo Seglin Mendes (UFLA) Débora Ribeiro Orlando (UFLA) Eric Andrade (UFLA) Felipe Amorim (UFLA) Paula Castelo (UNIFESP)

Materiais de apresentação

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