10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Revisão bibliográfica da Educação CTS/CTSA no Brasil (2014-2024) – Relações entre a Problemática Ambiental e as Estruturas Sociais

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Expandido Educação Científica e Ambiental 1º Dia

Descrição

Esta revisão bibliográfica teve como objetivo analisar como a produção acadêmica brasileira no campo da Educação CTS/CTSA (2014-2024) articula a problemática socioambiental com as estruturas econômicas, políticas e sociais da sociedade contemporânea. A análise de 23 artigos revelou que a maioria (17 dos 23) estabelece relações abstratas (15 dos 17) com as estruturas sociais ou não fazem essa relação de forma significativa (2 dos 17), enquanto uma parte menor faz essas relações de forma concreta (6 dos 23). Conclui-se que, embora o campo reconheça a dimensão estrutural da crise, predomina uma dificuldade em fazer a crítica de forma concreta, o que limita o potencial da Educação CTS/CTSA para uma abordagem crítica da questão ambiental.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Expandido

Autor

Vinicius Henrique Souza (UFLA)

Co-autores

Alexandre Bagdonas (UFLA) Breno Pascal de Lacerda Brito (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais