Descrição
Potencial do Aeroporto de Lavras para a Educação Ambiental na Escola Estadual Cristiano de Souza de Lavras, MG.
Edimar Furtado11, Rogério Custódio 22, Marina Festozo 33, Samuel Hannas 44
1Departamento de Biologia/PPGECA – UniversidadeFederaldeLavras(UFLA) Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
2Departamento de Biologia/PPGECA – Universidade Federal de Lavras(UFLA) Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
3Departamento de Biologia/PPGECA – Universidade Federal de Lavras(UFLA) Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
4Disciplina de Matemática – Colégio N. Senhora de Lourdes Caixa Postal 3037 CEP 37200-000 – Lavras, MG – Brasil
ramidesousa2023@gmail.com,rogerio.junior2@estudante.ufla.br, marina.festozo@ufla.br, samuhannas@hotmail.com,
Abstract. This research focuses on Lavras Airport, located in a rural area bordering the city's urban area. The objective is to understand the airport's potential for environmental education in natural science courses taught at public high schools in Lavras. A bibliographical survey is being conducted on the topic of sustainability at airports, environmental education activities at airports in Minas Gerais, an assessment of the current situation at Lavras Regional Airport and the Lavras Aeroclub, and the legislation of the Civil Aviation Agency (ANAC). The results show that Lavras Airport has specific characteristics that offer potential for environmental education in Lavras schools.
Keywords: Environmental education, Lavras Regional Airport, Sustainability.
Resumo. Esta pesquisa é sobre o aeroporto de Lavras que está localizado na zona rural limítrofe com a área urbana da cidade. O objetivo é conhecer o potencial do aeroporto para a Educação Ambiental nas disciplinas de ciências da natureza das escolas públicas do ensino médio de Lavras. Está sendo realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema de sustentabilidade em aeroportos, atividades de educação ambiental em aeroportos de Minas Gerais, levantamento da realidade do Aeroporto Regional de Lavras e do Aeroclube de Lavras e legislações da Agência de Aviação Civil ANAC. Os resultados mostram que o aeroporto de Lavras tem características específicas com potencial para a educação ambiental nas escolas de Lavras.
Palavras-chave: Educação ambiental, Aeroporto Regional de Lavras, Sustentabilidade
1. Informações Gerais
A Escola Estadual Cristiano de Souza na cidade de Lavras, sul de Minas Gerais, está localizada no bairro Jardim América próxima ao Aeroporto de Lavras.
A disciplina de Biologia no ensino médio da Escola Cristiano de Souza tem atividades pedagógicas com conceitos de ecologia e sustentabilidade. E a educação ambiental constitui-se em um instrumento essencial para a formação cidadã e para a construção de uma consciência coletiva voltada à sustentabilidade.
O Aeroporto de Lavras, classificado como AP-0 segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 107, atualmente sem operações de vôos comerciais, apresenta-se como um ambiente singular para a realização de práticas educativas nas escolas.
Nesse sentido, a utilização de espaços não convencionais, cheios de realidades interdisciplinares como o Aeroporto de Lavras, amplia as possibilidades pedagógicas e favorece a integração entre teoria e realidade socioambiental.
Além de abrigar o Aeroclube de Lavras, o aeroporto realiza atividades técnicas como levantamento de fauna, gerenciamento do risco de fauna, plano de manejo de fauna, gestão de espaço público freqüentado pela população, bem como desafios relacionados ao descarte inadequado de resíduos sólidos e ao abandono de animais.
Dessa forma, a experiência no aeroporto possibilita não apenas o contato direto com problemáticas reais, mas também o desenvolvimento de habilidades investigativas, reflexivas e interventivas por parte dos estudantes. Assim, o potencial do Aeroporto de Lavras para a educação ambiental é relevante tanto para a formação dos alunos quanto para o fortalecimento da consciência comunitária acerca da importância da preservação ambiental e do gerenciamento sustentável dos espaços privados e públicos.
Nesse contexto, a presente pesquisa busca fazer um levantamento bibliográfico sobre educação ambiental em aeroportos. Também está em andamento o levantamento bibliográfico e busca de informações sobre o Aeroporto Regional de Lavras, o Aeroclube de Lavras e aeroportos do sul de Minas Gerais para iniciar estudos sobre as características atuais do Aeroporto Regional de Lavras e seu entorno. Desta forma, a pesquisa irá propor práticas pedagógicas para as disciplinas do ensino médio da Escola Estadual Cristiano de Souza por ser vizinha ao aeroporto. A experiência visa possibilitar o contato direto dos estudantes com problemáticas ambientais reais do Aeroporto de Lavras que é vizinho à escola, estimulando o desenvolvimento de habilidades investigativas, reflexivas e interventivas. Dessa forma, pretende-se contribuir para a formação dos estudantes, gestão sustentável do espaço aeroportuário e consciência ambiental da comunidade.
2. Metodologia
Para esta pesquisa está sendo realizado o levantamento bibliográfico [Sousa 2021] sobre os temas que relacionam educação e aeroportos e também sobre sustentabilidade em aeroportos.
As diversas fontes que estão sendo estudadas são de sites e canais no youtube da Agência Nacional de Aviação Civil ANAC e de empresas de engenharia que realizam atividades de sustentabilidade em aeroportos. Na área da educação é feito o levantamento bibliográfico das atividades realizadas por escolas, vídeos de estudantes nas redes sociais e outras instituições.
Os aeroportos estudados neste levantamento bibliográfico são de Belo Horizonte e sul de Minas Gerais por que estão localizados na grande região do sudeste com clima, fauna e flora semelhantes.
Também realizou-se visitas no aeroporto de Lavras com objetivo de observar e se familiarizar com o espaço do aeroporto e sua relação com a área urbana de Lavras e a população.
3. Aeroporto de Lavras
O Aeroporto Regional de Lavras adota medidas práticas de prevenção, como a capina periódica para evitar a atração de espécies indesejadas e a ronda para verificação das cercas, assegurando a integridade da barreira física contra a entrada de animais. [Alves 2025]
O presente trabalho aborda a relação entre a educação ambiental e o gerenciamento do risco de fauna em aeroportos, tomando como referência a experiência no Aeroporto Regional de Lavras, classificado como AP-0, conforme o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC 107. Nesse sentido, o aeroporto não conta com operações de voos comerciais, mas desempenha papel relevante no setor aeronáutico por abrigar o Aeroclube de Lavras, instituição destinada à formação de pilotos e à difusão da cultura da aviação na região. [ANAC 2025]
4. Resultados e Discussões
O potencial interdisciplinar do Aeroporto de Lavras também se revela de forma expressiva, permitindo a articulação de diferentes áreas do conhecimento. Além da Biologia, podem ser desenvolvidos projetos em Geografia, ao se estudar o uso do solo e a dinâmica territorial; em Química, pela análise de poluentes e resíduos; em Física, ao abordar princípios de aerodinâmica e meteorologia; e em Matemática e Estatística, na interpretação de dados de fauna, clima e tráfego aéreo. Essa diversidade de possibilidades reforça a importância de integrar saberes, oferecendo aos estudantes uma visão abrangente dos desafios ambientais, sociais e tecnológicos presentes no contexto aeroportuário. [GAMMON 2010; @aaei_oficial 2025; CONSOMINAS 2025]
A gestão aeroportuária requer a aplicação de normas técnicas específicas, sobretudo no que se refere ao plano de manejo de fauna e flora e ao gerenciamento do risco de fauna, instrumentos fundamentais para mitigar colisões entre aeronaves e animais. Contudo, a eficácia dessas medidas não depende apenas de ações internas de gestão, mas também da participação ativa da comunidade local, por meio da conscientização e da mudança de práticas cotidianas.
O descarte inadequado de resíduos sólidos, o abandono de animais domésticos e a ocupação desordenada no entorno do aeroporto configuram fatores de risco relevantes, capazes de atrair espécies que comprometem a segurança operacional. Nesse sentido, a educação ambiental emerge como ferramenta estratégica, pois amplia a percepção social sobre a importância da preservação e estabelece uma interface entre a segurança da aviação e a sustentabilidade ambiental.
A interdisciplinaridade é outro aspecto de destaque, pois as atividades desenvolvidas nesse contexto permitem a integração de diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Geografia, Física, Química, Matemática e Educação Ambiental. Essa articulação de saberes possibilita compreender de maneira ampla os fatores que influenciam a fauna, o clima, a ocupação do solo e a sustentabilidade de um espaço público que reúne desafios ambientais e tecnológicos. Projetos de investigação, oficinas e práticas de campo podem relacionar dados de fauna a variáveis meteorológicas, análises químicas de solo e água, cálculos estatísticos de incidência de espécies e estudos sobre impactos antrópicos, fortalecendo a formação científica dos alunos. [GAMMON 2010; @aaei_oficial 2025; CONSOMINAS 2025]
Outro ponto relevante é a capacidade do aeroporto de estimular a participação ativa da comunidade escolar e do entorno em atividades de educação ambiental. Visitas monitoradas, programas de voluntariado e campanhas de conscientização podem gerar uma rede colaborativa de moradores, professores e estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de cuidado com o espaço público. Essas experiências favorecem a criação de vínculos sociais e incentivam o desenvolvimento de competências voltadas à solução de problemas ambientais reais. [GAMMON 2010; @aaei_oficial 2025; CONSOMINAS 2025]
5. Conclusão
O aeroporto demonstra um potencial notável como ambiente não formal de aprendizagem, no qual estudantes e comunidade podem vivenciar experiências educativas fora dos limites da sala de aula.
Esse tipo de espaço favorece a aproximação entre teoria e prática, tornando o processo de ensino mais dinâmico e significativo, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade científica e o senso crítico dos participantes. A vivência em um cenário real amplia a compreensão de temas como manejo de fauna, descarte correto de resíduos, impactos da ocupação urbana e estratégias de mitigação de riscos ambientais.
Ao envolver moradores, estudantes e gestores públicos em práticas educativas e ações preventivas, cria-se um senso coletivo de responsabilidade sobre a preservação dos ecossistemas e a gestão sustentável do aeroporto. Essa participação ativa favorece a construção de políticas locais de sustentabilidade e o compartilhamento de boas práticas, transformando o Aeroporto Regional de Lavras em um laboratório vivo de educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o espaço não apenas contribui para a segurança operacional, mas também se consolida como um exemplo de integração entre ciência, sociedade e meio ambiente, capaz de inspirar iniciativas semelhantes em outros contextos regionais.
Conclui-se que a implementação de programas educativos com o Aeroporto Regional de Lavras e Aeroclube de Lavras voltados à comunidade de Lavras são essenciais para o sucesso do gerenciamento do aeroporto assegurando não apenas a segurança das operações aéreas, mas também a conservação do equilíbrio ecológico local. O fortalecimento da consciência ambiental da comunidade emerge como resultado indispensável.
Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG.
6. Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Oficial ANAC. Webnário Avaliação Sustentável: O papel dos aeroportos na sustentabilidade do setor aéreo (08/06/2021). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mxsmai87Ix0. Acesso em: 27 de set. 2025.
ALVES G.P. Análise do plano de manejo de fauna em aeródromo (PMFA) do aeroporto regional de Lavras (SSOL). Nota técnica nº141/2025. CONSANE CONSÓRCIO REGIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO, 2025.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Procedimentos Básicos de Gerenciamento do Risco da Fauna. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-153-501-001 Acesso em 27 de set. 2025.
ASSOCIAÇÃO DE APOIO A EDUCAÇÃO INFANTIL. Visita ao Aeroclube de Lavras. Instagram @aaei_oficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DOraqG-EbNT/. Acesso em 28 set. 2025.
CONSOMINAS ENGENHARIA LTDA. Programa de Educação Ambiental do Aeroporto de Confins – Belo Horizonte/MG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZT6OSv7gQmE. Acesso em 27 de set. 2025.
CONSOMINAS ENGENHARIA LTDA. Programa de Educação Ambiental do Aeroporto de Pampulhas – Belo Horizonte/MG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XsrubrUE3UQ. Acesso em 27 de set. 2025.
EPTV. Movimento em aeroporto cresce com alta do turismo de negócios e atrai empresários em Varginha. EPTV, Sul de Minas, 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/16/movimento-em-aeroporto-cresce-com-alta-do-turismo-de-negocios-e-atrai-empresarios-em-varginha-mg.ghtml. Acesso em 27 de set. 2025.
GAMMON. Aeroclube de Lavras foi visitado pelos alunos do primeiro ano do Gammon. 2010. Disponível em: https://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=557&catn=2&scatn=36. Acesso em 28 set. 2025.
SOUSA A.S. A pesquisa bilbiografica: Princípios e Fundamentos. Cadernos FUCAMP, V.20, n.43, p.64-83,2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336/1441. Acesso em 27 de set. 2025.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Expandido |
|---|