10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CANIL NO CAMINHO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Engenharia Ambiental 2º Dia

Descrição

Palavras-chave: Gestão sustentável de resíduos, Environmental Social and Governance (ESG), Saneamento ambiental.
O uso da água é essencial em diversas atividades, incluindo a higienização de abrigos de animais, cujas rotinas de limpeza das baias geram efluentes líquidos com elevado potencial poluidor, compostos por resíduos orgânicos, produtos químicos e microrganismos patogênicos. Apesar de promoverem saúde pública, a manutenção da infraestrutura é difícil devido à limitação de recursos financeiros. O tratamento eficiente desses efluentes reduz os impactos ambientais, mas sua instalação e manutenção representam um desafio para os abrigos e para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e práticas de ESG. Objetiva-se, portanto, relacionar as atividades desenvolvidas por abrigos de animais no atendimento das metas de ODS e ESG, como justificativa para investimentos nesta área. No que diz respeito às práticas de ESG destacam-se: 1) no eixo ambiental, redução da poluição hídrica, emissões de gases de efeito estufa, recuperação de nutrientes e produção de energia renovável pelo reuso de metano; 2) no eixo social, proteção da saúde pública, bem-estar animal e diminuição dos riscos de zoonoses; 3) na governança, conformidade com as normas ambientais e a gestão responsável dos resíduos. No alcance de metas específicas dos ODS enumeram-se: 1) a redução de zoonoses e doenças transmitidas pela água (ODS 3, meta 3.3); 2)ampliação do acesso a condições adequadas de saneamento e higiene (ODS 6, meta 6.2); 3) melhoria da qualidade da água e redução da poluição (ODS 6, meta 6.3); 4) produção de biogás e energia renovável (ODS 7, meta 7.2); 5) gestão ambiental urbana e diminuição de impactos poluentes (ODS 11, meta 11.6); 6) reaproveitamento de nutrientes e promoção da economia circular (ODS 12, meta 12.5); 7) mitigação de emissões de gases de efeito estufa (ODS 13, meta 13.2) e 8) preservação de ecossistemas e biodiversidade local (ODS 15, meta 15.1). Contudo, o tratamento adequado desses efluentes se alinha a 8 metas de 7 ODS e reforça as práticas de ESG, promovendo a construção de um modelo sustentável sujeito a financiamento por doação, compensação e/ou fundos ambientais, replicável para outras instituições e municípios.
Agradecimentos: Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG e a parceria com o Parque Francisco de Assis.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Bianca Selvati Brandino Nunes (UFLA)

Co-autores

Vanessa Batista (UFLA) Amanda Caroline Dos Santos (UFLA) Ronaldo Fia (UFLA) Michael Silveira Thebaldi (UFLA) Camila Silva Franco (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais