10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
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O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

10 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Letras 1º Dia

Descrição

A aprendizagem da língua inglesa durante a formação inicial de professores representa um desafio significativo no contexto brasileiro, especialmente em cursos de Letras com habilitação dupla em Português-Inglês (PAIVA, 2019). De acordo com a autora, elas precisam ser revistas, não apenas em função dos novos tempos trazidos pela pandemia, mas por já estarem obsoletas face às pesquisas sobre ensino e aprendizagem (PAIVA, 2021). Diversos fatores, cognitivos, emocionais e socioculturais influenciam esse processo, impactando diretamente a aquisição da proficiência necessária para a atuação docente. Nesse sentido, o presente estudo busca compreender como esses elementos interferem na trajetória de aprendizagem dos futuros professores de inglês. O problema de pesquisa que norteia esta investigação é: quais são os principais desafios enfrentados pelos professores de Letras Português-Inglês no processo de aprendizagem da língua inglesa e quais estratégias são utilizadas para superá-los? Diante desse questionamento, a pesquisa justifica-se pela necessidade de aprofundar a compreensão dos obstáculos enfrentados por esses professores, além de identificar caminhos pedagógicos que possam apoiar a formação de profissionais mais competentes e confiantes no uso de língua inglesa. O objetivo geral da pesquisa é investigar o processo de aprendizagem da língua inglesa por professores de inglês, com foco nas dificuldades e estratégias utilizadas e nos fatores motivacionais envolvidos. Como objetivos específicos, pretende-se: identificar os principais desafios enfrentados no processo de aprendizagem de língua inglesa durante o curso de Letras; analisar as estratégias de estudo adotadas durante o curso e compreender como a motivação influencia o desempenho e a persistência na aprendizagem. Será adotada uma abordagem qualitativa (BOGDAN, 2014), com a aplicação de entrevistas presenciais a 10 professores formados em Letras – Português/Inglês, utilizando uma entrevista com perguntas abertas como instrumento de coleta de dados (GIL, 2017). A análise será feita por meio da categorização das respostas, permitindo a identificação de padrões e tendências. A relevância deste estudo reside na sua contribuição para o campo do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, ao fornecer dados que podem subsidiar práticas pedagógicas mais eficazes, além de poder colaborar com políticas institucionais voltadas à melhoria da formação de professores de inglês no Brasil.

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Autor

Octavio Henrique Sales de Abreu (UFLA)

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