10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Análise de Vulnerabilidade Climática no Campo das Vertentes Baseada em Indicadores de Sensibilidade ANOVA

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Engenharia Agrícola 2º Dia

Descrição

Palavras-chave: Mudanças Climáticas, Vulnerabilidade Climática, Análise ANOVA, CMIP6, Índices de Risco, Planejamento Regional.

Este estudo apresenta uma metodologia para avaliação de vulnerabilidade climática na região do Campo das Vertentes (MG), utilizando análise ANOVA para identificar as variáveis climáticas mais sensíveis aos cenários futuros do CMIP6. A abordagem priorizou variáveis com maior estatística F na comparação entre dados históricos (1970-2000) e projeções (SSP245 e SSP585 para 2021-2040). Utilizando o modelo BCC-CSM2-MR. Foram desenvolvidos três índices de risco baseados nas variáveis mais sensíveis ao teste de média. Índice de Extremos de Precipitação, Índice de Variabilidade Térmica e Índice Composto (ponderação pelos valores de F da ANOVA). Os resultados revelam transformações no perfil climático regional, com redução média de 3.819 unidades no índice de extremos de precipitação e aumento de 10,3 unidades na variabilidade térmica, considerando a média dos dois cenários futuros. A análise identificou padrões espaciais distintos de vulnerabilidade, sendo os 10 municípios mais vulneráveis: Luminárias (score 7.142), Lagoa Dourada (7.122), Resende Costa (7.113), Dores de Campos (7.089), Barroso (7.086), Carandaí (7.081), Barbacena (7.079), Prados (7.075), Alfredo Vasconcelos (7.073) e Ressaquinha (7.068). Estes municípios apresentam as maiores mudanças combinadas nos três índices de risco. As implicações para o planejamento regional incluem a necessidade de revisão dos sistemas de gestão hídrica face às alterações nos extremos de precipitação, adaptação de práticas agrícolas para maior instabilidade térmica, e fortalecimento de sistemas de alerta para eventos extremos. A abordagem baseada em sensibilidade ANOVA demonstrou ser ferramenta eficaz para priorização de ações de adaptação climática, destacando a importância de estratégias localizadas considerando a vulnerabilidade diferenciada entre municípios.
Agradecimentos

Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autores

Bruno de Oliveira Schneider (UFLA) Fortunato Silva de Menezes (UFLA) Marcelo de Carvalho Alves (UFLA) Vitor Augusto Ferreira (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais