10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Mediação pedagógica: bases teóricas e metodológicas

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação 2º Dia

Descrição

Mediação pedagógica: bases teóricas e metodológicas
Danielle Weslaine Martimiano1,Querém-Hapuque Fonseca Pereira Rondon2,
Helena Maria Ferreira3
1Programa de Pós-graduação em Educação/Faelch – Universidade Federal de Lavras
(UFLA) Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
danielle.martimiano1@estudante.ufla.br,queren.rondon@estudante.ufla.br,
helenaferreia@ufla.br
Palavras-chave: mediação pedagógica; formação docente; leitura.
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o procedimento de mediação pedagógica, que se configura como uma questão relevante para o encaminhamento das práticas educativas. Nessa direção, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, que contemplou um compilado dos estudos realizados por Vygotsky (2000, 2007), Masetto(2010) e Freire (1982, 1997). A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar que a
mediação pedagógica se constitui como uma concepção que instaura práticas de ensino mais dialogadas, mais reflexivas e mais contextualizadas. Além disso, foi selecionada a videoanimação “Student Accomplice” (Estudante Cúmplice) para a proposição de estratégias de mediação pedagógica, considerando as dimensões linguísticas, semióticas e discursivas. A partir da pesquisa empreendida, foi possível considerar que o
procedimento de mediação pedagógica pode contribuir para um direcionamento mais sistematizado das práticas de leitura, considerando as etapas da pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura, as habilidades a serem exploradas, o monitoramento das dificuldades
apresentadas pelos alunos, a exploração de objetivos de ensino relacionados ao estudo dos conteúdos constantes do planejamento didático e a consolidação das aprendizagens.Desse modo, constatou-se que a mediação pedagógica pode ser concebida como uma estratégia metodológica que promove a criação de espaços efetivos de diálogos e de
discussões que propiciam uma formação humana pautada na ética e na responsabilidade social.
Agradecimentos
As autoras agradecem o apoio financeiro das agências CAPES e a Fapemig.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Danielle Weslaine Martimiano (UFLA)

Co-autores

Helena Maria Ferreira (UFLA) Quéren-Hapuque Fonseca Pereira Rondon (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais