Descrição
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA
Danielle Weslaine Martimiano1,Querém-Hapuque Fonseca Pereira Rondon2
,Helena Maria Ferreira3
1Programa de Pós-graduação em Educação/Faelch – Universidade Federal de Lavras
(UFLA) Caixa Postal 3037 CEP 37203-202 – Lavras, MG – Brasil
danielle.martimiano1@estudante.ufla.br,queren.rondon@estudante.ufla.br
helenaferreira@ufla.br
Palavras-chave: percepção docente; mediação pedagógica; leitura.
Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos saberes docentes sobre a mediação pedagógica e o ensino da leitura em sala de aula. Para o alcance desse propósito,foi realizada uma pesquisa bibliográfica que contemplou os procedimentos didáticos para
o ensino da leitura em sala de aula, com enfoque dado à concepção de mediação pedagógica da leitura. Assim, foram discutidas concepções de linguagem e de leitura em uma abordagem sociointeracionista, com vistas a fundamentar a perspectiva teórica que sustenta a discussão proposta. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo a partir de um questionário aplicado a professores de escolas de educação básica, a fim de analisar
seus saberes acerca do procedimento de mediação pedagógica da leitura. Os resultados apontaram para conhecimentos relevantes sobre o procedimento analisado. No entanto,as respostas se apresentaram, em geral, de modo evasivo e genérico, o que permitiu inferir uma falta de sistematização do tema em pauta. Ademais, merece destaque a recorrência significativa de apontamentos relacionados à inadequação e/ou necessidade da formação
docente que abarque a mediação da leitura de modo mais sistematizado e reflexivo.
Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES e FAPEMIG.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|